sexta-feira, 27 de junho de 2008

Ab Imis Fundamentis

Desde os mais íntimos fundamentos. Casa Grande da Fazenda onde morou (século XVIII) Ana Francisca de Albuquerque e Vital de Sousa Rolim, pais de Inácio de Souza Rolim (Padre Rolim), fundador de Cajazeiras. Nas ilustrações abaixo, tanto na primeira, um desenho feito a bico-de-pena e na outra, uma fotografia, possivelmente da verdadeira casa onde nasceu Padre Rolim, vê-se o galho de uma cajazeira que existia no local. A árvore deu origem ao nome da cidade. Na terceira, outra foto produzida em época diferente, mostra residência de Ana Francisca em outro ângulo, com um anexo externo. A casa foi demolida para ser construído no local o Cajazeiras Tênis Clube - Um clube destinado ao lazer da elite cajazeirense.

.......................................................................................................................................
 Ilustrações concebidas a partir da fotografia revelada por Mário Coelho



...............................................................................................

DATAS MAIS IMPORTANTE DA 
HISTÓRIA DA CIDADE DE CAJAZEIRAS.



22 de Agosto de 1800 (nascimento do Padre Rolim)
Cajazeiras comemora o dia da cidade, no dia 22 de agosto, data de nascimento do Padre Rolim. Infelizmente os discursos proferidos neste dia anunciam que 22 de agosto é a data de emancipação política. (Profº José Antônio de Albuquerque)

10 de julho de 1876 (é o dia da cidade)
Nessa data Cajazeiras foi elevada a categoria de cidade através da lei provincial de nº 616, sancionada por Dr. Clementino da Silva.

23 de novembro de 1863, emancipação política de Cajazeiras!
O município já criado através da lei provincial de nº 92, de 23 de novembro de 1963, também nesse mesmo dia, instalou a Câmara Municipal da cidade sob a presidência do Padre José Tomaz de Albuquerque, que foi fora o primeiro vigário da cidade.

FERIADOS MUNICIPAIS

29 de junho - Dia dos festejos dedicados a São Pedro
22 de agosto - Nascimento de Padre Rolim
15 de novembro - Padroeira de Nossa Senhora da Piedade.



Nenhum comentário: