sexta-feira, 26 de março de 2010

O CRISTO REI SITIADO

por Cleudimar Ferreira

As antenas e torres, escondem a pequena escultura do Cristo.


Um dos pontos pitorescos da cidade de Cajazeiras está desaparecendo. O que resta ainda, não passa de uma minúscula mancha em meio a um traçado agressivo de arame e ferro. Eleito por aclamação pela população e visitantes como o principal atrativo turístico da cidade, o Cristo Rei (como se ver na foto) é hoje um monumento esquecido pelos poderes públicos - municipal e estadual; responsáveis imediatos pela sua conservação e manutenção.

Doado aos cajazeirenses em 1939, pelo Senhor Silvino Bandeira, na administração do Prefeito Celso Matos, o Cristo Rei, durante décadas, tem se tornado cada vez mais na principal simbologia histórica e religiosa da cidade, quando se quer divulgar o nome de Cajazeiras em feiras, eventos e campanhas publicitárias de fomento ao turismo local. Entretanto, toda sua importância, seja ela histórica ou religiosa, ainda não foi suficiente para sensibilizar esses poderes, que alheio ao problema, abrem as suas pernas, numa total atitude despudorada e permitem que empresas de telefonia, tv e rádio (em nome da tecnologia) se instalem ao redor da imagem do Cristo, sem nenhum ônus para o erário público; Imprensando, sufocando com suas poderosas antenas, torres de transmissões de sinais de tv, rádio e telefonia, promovendo um verdadeiro crime contra a nossa história; ferindo a religiosidade do seu povo e querendo a todo custo, retirar da cidade esse símbolo que é a sua principal referência turística.

Pela sua importancia iconica para a cidade, um grito se fez necessário: Fora as antenas; fora as parabólicas; fora as ondas magnéticas, que com certeza não fazem bem a saúde e fora a ansiedade de destruir o pouco que ainda resta da história e do passado de nossa cidade. Com a palavra, os senhores prefeitos que já passaram e que estão passando pela administração municipal. Que numa posição suspeita - são como e/ou se fosse o pirata da garrafa de montilha: fecha um dos olhos e fazem de conta que não enxergam bem com o outro que ficou aberto; não deixando o Cristo reinar no lugar onde sempre foi dele.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO






Um comentário:

Anônimo disse...

Espero que as pessoas mostrem nas urnas o desprezo com pessoas que compactuam com o assassinato do patrimônio público.

joylce barreto