sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Homenagem a Piedade


Foto. 1 - A Catedral em construção. Foto. 2 - A Catedral sem o relógio.
Foto. 3 - A torre em construção. Foto. 4 - A Catedral sem o relógio.
A Primeira Imagem (do tempo de Mãe Aninha) de Nossa Senhora da Piedade

Foi preciso esperar cerca de 20 anos para que o lar da nossa "Pietá" fosse concluído. Registros históricos evidenciam que tudo começou com a construção de uma pequena casa de oração consagrada a Nossa Senhora da Piedade. Essa construção foi comandada em 1836, pela benfeitora e devota da santa, Ana Francisca de Albuquerque - Mãe Aninha.

Segundo alguns historiadores, Mãe Aninha para erguer a capelinha, teria aglutinado um grupo de mulheres na fabricação de tijolos e ainda havia sacrificado alguns bens particulares para investir na obra. Anos depois, em 29 de agosto de 1859, uma lei provincial facultou a criação da paróquia e a capela construída por Mãe Aninha foi finalmente elevada à categoria de matriz, tendo assumido o posto de primeiro vigário o Padre José Tomaz de Albuquerque.

O lançamento da pedra fundamental para construção da nova sede da Catedral de Nossa Senhora da Piedade, só veio ocorrer no dia 31 de janeiro de 1937, pelo Bispo Dom João da Mata Amaral. Com assinatura do decreto de criação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no dia 31 de janeiro de 1957, pelo o então Bispo Diocesano Dom Moisés Coelho; sete dias após a criação da Paróquia de Fátima, teria acontecido o translado solene da imagem da Piedade para a nova catedral, tendo como vigário, o Padre Francisco Licarião.

Hoje, a majestosa Catedral de Nossa Senhora da Piedade, com sua torre central imponente, é uma das principais atrações turísticas da cidade de Cajazeiras. O templo que é um símbolo da fé dos cajazeirenses, tem no seu interior elementos da arquitetura gótica e na parte externa, traços da arquitetura românica. De estilo eclético é uma das maiores catedrais da Paraíba.


Nenhum comentário: