sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Avenida Presidente João Pessoa em Dois Tempos


Av. Presidente João Pessoa. Aos fundos, a casa de força - o gerador de energia


A Imagem envelhecida é uma das fotos mais antiga da Avenida Presidente João Pessoa, conhecida antigamente como Rua Nova. É também um dos mais iconográfico registro desse local da cidade. O fotógrafo com sua câmera, posicionou-se um pouco abaixo do início na mesma e registrou para o futuro, esse momento bonito na história da nossa cidade e desse logradouro cajazeirense. 

Observando bem a imagem, no lado esquerdo da foto - onde estão os carros, dá para ver lá no fundo, o Edifício Ok onde funcionou um dos primeiros da cidade, local onde também foi exibido pela primeira vez em Cajazeiras, um filme sonorizado - falado. No início da avenida, nas imediações onde o fotografo posicionou-se e fez a foto, havia um prédio que foi usado pelo Sr. João Bichara - pai do ex. governador Ivan Bichara Sobreira, instalou o primeiro cinema da cidade. O prédio não existe mais, foi demolido para alargamento da Rua Padre José Tomaz. 

No lado direito, bem no final da avenida dá para ver um outro prédio em destaque, quase encostada na parede do açude grande, o imóvel serviu para abrigar antiga Casa de Força onde ficava o motor-gerador movido a óleo, que fornecia a energia elétrica a uma parte da cidade. A imagem colorida que mostra a Avenida Presidente João Pessoa hoje, é de autoria de José Cavalcante. Cavalcante.


O passado é romântico. O presente é um estereotípico





GOSTOU? DEIXE O SEU COMENTÁRIO.






Nenhum comentário: