terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Logomarca do Grutac

Um pouco sobre o GRUTAC

......................................................................................................................................

O Grutac foi durante duas décadas seguidas a principal porta da produção teatral de Cajazeiras. Organizado e comprometido com a cultura cajazeirense, o Grutac fez história produzindo um teatro engajado de cunho ideológico, assumido com as questões sociais e políticos dos anos 70 e início dos 80 - período de repressão, perseguição e censura as produções culturais no país. Foi também um grupo canalizador de talentos e a vitrine da luta para a construção de um teatro na cidade. Um alicerce bem plantado que culminou na edificação em 1985, do hoje Teatro Íracles Pires.

Das tantas atividades encampadas pelo Grutac - além das inúmeras peças de sucessos montadas, como: "A mulher e Paula", "Fé - Ré" e outras, o Grutac fez também diversos recitais de poesias. Uma marca do seu compromisso com a sociedade da terra do Padre Rolim - principalmente o seguimento identificado com a arte e com a cultura. Foram vários recitais feitos e um deles mereceu destaque, foi o II Recital Grutac.

No II Recital Grutac, seus idealizadores deixou bem claro na contra capa da plaquete lançada, o objetivo que o grupo queria com a realização dos recitais: "É uma forma de manter viva uma arte nossa; manter acesa a chama do teatro; reafirmar um ponto de vista; valorizar e promover valores artísticos; descentralizar a arte; voltar às origens da terra; propor novos rumos para a cultura; reunir, unir e discutir Arte-Cultura; refletir sobre uma proposta que se tem como base, para um perfeito clima de trabalho, que lhe é vital."

O Grupo de Teatro Amador de Cajazeires - Grutac, tinha no seu elenco destacadas figuras, como: Ubiratan Assis (diretor), Antônio Carlos Vilar, Beto Montenegro, Cliselite Assis, Waliomar Rolim e outos"



Nenhum comentário: