sábado, 18 de dezembro de 2010


TV Ceará - Rede Tupi em Cajazeiras
...........................................................................................................

"TV Ceará em Cajazeiras". Anunciava um letreiro aberto na ponte que ligava o Estádio de Futebol Higino Pires Ferreira ao Bairro Belorizonte - antigo do Alto Cabelão. A emissora de TV instalada pelos Diários Associados nos anos 60, só foi ao ar definitivamente em Fortaleza em1974 e logo em seguida foi implantada pelos seus dirigentes as atividades de expansão do seu sinal para o interior do Estado, bem como, parte do vizinho Estado da Paraíba.

Em Cajazeiras as imagens da Tv Ceará chegaram um ano depois, graça a instalação de uma antena repetidora implantada no morro do Cristo Rei. Na época havia poucos TVs na cidade e a disputa por um espaço nas janelas das residências era grande, só para assistir os seriados que compunha a vasta grade da programação da Rede Tupi de Televisão.

Para ver Bat Masterson, o Zorro, Perdidos no Espaço, Tarzan, Terra de Gigantes, Túnel doTempo, a Feiticeira, Gin das Selvas ou mesmo, Viagem ao Fundo do Mar, os garotos da época faziam de tudo para disputar uma "frexinha" nas janelas das casas, e muitos andavam de bairro em bairro sem importar para o cansaço a procura de TVs ligadas ou mesmo, queimar aulas sem o consentimento dos pais, para assistir um dos seriados acima.

Programas como "Almoço com as estrelas" aos sábados, com Airton e Lolita Rodrigues, o polêmico "Flávio Cavalcanti" aos domingos, com seus quadros: "Um Instante Maestro" e "A Grande Chance". Novelas de grandes sucessos, como Simplesmente Maria, O Direito de Nascer, Meu Pé de Laranja Lima, A Barba Azul e a campeã de público e de crítica Mulheres de Areia, comoveram e encheram de lágrimas os olhos dos telespectadores cajazeirenses. Um tempo que apesar de preto e branco, emocionou a todos e deixou muitas saudades.

Nenhum comentário: