segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

26 ANOS DEPOIS

Você sabe de imediato - sem recorrer a arquivos mofados, calendários e datas, qual é a idade do Teatro Íracles Pires? Construído pelo Governador Wilson Leite Braga, em 26 de janeiro de 1985, o teatro foi um dos primeiros projetos da arquiteta Jeanne Pires (Filha da própria Íracles Pires), com a participação da também arquiteta Vera Pires. No mês de janeiro passado, a casa de espetáculos cajazeirense completou 26 anos que foi construída.

As bases para sua edificação começaram a ser cravadas nos anos 50, através das constantes reivindicações do TAC - Teatro de Amadores de Cajazeiras, encampadas nos primórdios pelos seus dirigentes, Hildebrando Assis e depois nos anos 60 e metade dos anos 70, com teatróloga Íracles Blocos Pires. A pelejada luta pela sua construção não parou aqui, deu seqüência na segunda metade dos 70 - 1976, encabeçada a partir da campanha pela construção de uma sala de espetáculo para a cidade, feita pelo GRUTAC - Grupo de Teatro Amador de Cajazeiras.

Com a formação na década de 80, de novos grupos como: Mandacarú, Grutebraz, Boiada, Terra, GTE e Grutepazeú que puncionou a idéia e a fundação da ATAC - Associação de Teatro Amador de Cajazeiras e a meteórica ascensão do Grupo de Teatro Terra, a sua construção já não era mais uma hipótese argumentada e cobrada pela classe teatral cajazeirense, e sim, algo de concreto a ser realizado com urgência e definitivamente.

Passados 26 anos, o tempo nos leva a uma reflexão: que frutos a construção do Teatro Ica Pires deu a cidade, já que historicamente, a grande produção das artes cênicas de Cajazeiras se deu até o ano de sua inauguração, com a participação do Grupo Terra no projeto Mambembão e seguida de Marcélia Cartaxo no filme “A Hora da Estrela”.

De lá para cá, não se tem na história recente, nenhuma notícia de que surgiu na cidade um grande grupo de teatro, um mega espetáculo foi montado ou mesmo uma grande estrela foi revelada. E olhe, só para refrescar a memória, até aquela época, época de sua inauguração se fazia teatro de baixo custo, teatro amador, sem patrocinador, sem incentivo nenhum. Bem diferente de hoje, onde as leis de incremento a produção estão por ai, de uma forma ou de outra facilitando a produção.


2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, me chamo Giselle, sou natural de Cajazeiras, cidade que amo, moro atualmente em João Pessoa. Sou filha do seresteiro Timbú, encontrei esse blog por acaso e já me apaixonei pelo mesmo. Mantem preservada a história da nossa cidade. Gostaria de saber como faço para lhe enviar algumas fotos dos tempos antigos que meu pai tem guardadas? Aguardo retorno. Abraços.

Francisco Cleudimar F. de Lira disse...

Ficamos gratos por agradar a você. Muito obrigado mesmo por acessar nossa página. Matérias, fotografias, cartazes e materiais impressos podem serem enviados para: curicaca@ibest.com.br que divulgaremos posteriormente.