quinta-feira, 7 de abril de 2011

Oficina de Artes Industriais de Cajazeiras
...................................................................................................................................

.................................................................................................................................


Instalada em Cajazeiras, em 1963, a Oficina de Artes Industriais, que funcionava em um Grupo Escolar que ficava próximo a ladeira do Cemitério Coração de Maria, mais precisamente na Rua Higino Tavares, esquina com a Rua Padre José Tomaz, era uma instituição de ensino frequentada por alunos do ensino primário da rede municipal.

A oficina funcionava nos turnos manhã e tarde. Lá eram desenvolvidos projetos destinados aos alunos do ensino básico, onde os mesmos aprendiam a trabalhar com diversos materiais: madeiras, metais, tapeçaria e pintura. Para isso, a escola era equipada de uma oficina que dispunha de maquinas, bancadas, ferramentas, para marcenaria e outros equipamentos que eram usados pelos alunos.

Para que as aulas fossem aplicadas corretamente, a oficina matinha a disposição dos alunos e professores um conjunto de objetos de apoio como: máquinas de escrever, mimeógrafos, apontadores, que de um modo geral facilitavam o aprendizagem dos jovens alunos. Dessa forma, a oficina apresentava uma diversificada gama de  instrumentos destinados aos diversos trabalhos artesanais. A frenquência dos alunos nas oficinas de Artes Industriais era obrigatória, pois a mesma era uma "matéria" e fazia parte da grade curricular do ensino público da época.

Toda produção desenvolvida pelos alunos no decorrer do ano era vendida numa exposição montada na própria oficina, sempre no mês de dezembro. Com a venda dos trabalhos, a oficina comprava utensílios suplementares para as atividades do ano seguinte. A exposição era aberta ao público com ampla divulgação da diretoria.

A oficina foi uma ação normativa que as secretarias (municipal e estadual) de educação buscavam, objetivando dar ao aluno uma formação técnica, básica, com a finalidade tão somente de suprir a mão de obra do mercado de trabalho industrial em ascensão na cidade.



Fonte: Pereira Filho (blog: ac2brasilia.blogspot.com)


Nenhum comentário: