sexta-feira, 13 de maio de 2011

Por onde andou o Padre Rolim.

Ruínas do Engenho D'água na localidade de Lameiro - Crato/CE.
Local que no final da década de 60 - 1868, século XIX, o Padre Inácio de Sousa Rolim,
teria vivido por aproximadamente uns 4 anos.
....................................................................................................................................................................

Sobre as características do lugar onde o Padre teria morado, escreveu o historiador cearense Irineu Pinheiro no seu livro "O Cariri".

"Esse Sítio Lameiro, quem ali fosse há alguns anos atrás, veria ao lado poente da estrada, entre canaviais, em frente ao Engenho D'água do Cel. Nelson da Franca Alencar, as ruínas melancólicas de uma ermida, emborcada no peitoril da janela de uma das paredes estragadas um sino de bronze, mudo havia lustres. Construiu-a o Padre Inácio de Sousa Rolim, um dos grandes educadores sertanejos do nordeste brasileiro, precisamente no local havia um velho Quarto de Orações, por ele derribado".
E segue o historiador narrando às características do local.

"Numa casa de tijolos, singular por ter no meio das paredes forquilhas de aroeira, que sustentavam as linhas do teto, muito próxima da capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, morou o Padre uns quatros anos, a dizer as suas missas matinais, a fazer enxertos em árvores frutíferas, a cuidar ele mesmo, enxada em punho, de um trigal que plantou, limpando-o com amor, molhando-o com as águas da nascente do Loanda. Chegou a colher frutos da famosa gramínea, mas lhe não foi possível incorporá-la na nossa agricultura. Zangava-se quando o interrompiam nos seus trabalhos de lavoura. Vivia o Padre Rolim como um asceta, sozinho, a alimentar-se frugalmente, a dormir numas duas tábuas de cedro, tendo por travesseiro um tijolo de barro cozido, envolvido num paninho. Não admitia, absolutamente, que entrassem mulheres na sua residência".



Nenhum comentário: