domingo, 29 de maio de 2011

Tradicional Colégio, chega aos 50 anos de fundação.


.............................................................................................................................
Fundado em 1961, o Colégio Estadual Professor Crispim Coelho, foi o primeiro educandário público estadual fundado em Cajazeiras, responsável pelo ensino de 1º e 2º graus dos alunos da cidade e cidades vizinhas.

A sua instalação só foi possível graça a luta dos estudantes e da ação política do vice-prefeito (na época) Abdiel de Souza Rolim e do então Deputado Estadual Acácio Braga Rolim, autor do projeto de criação da escola, aprovado na Assembléia Legislativa e sancionado pelo Governado Pedro Moreno Gondim

Até 1963, o estabelecimento funcionou nas depend
ências do Colégio Dom Moisés Coelho, quando o prefeito Francisco Matias Rolim, sensibilizado com necessidade de a escola ter uma sede própria, dou ao governo do Estado um terreno, que possibilitou a construção pelo governador João Agripino Filho do prédio onde até hoje está instalado. Em 1978, um Decreto-Lei de autoria do deputado estadual Edme Tavares, modificou o nome da escola de Colégio Estadual para Escola Professor Crispim Coelho.

Decorridos 50 anos, a tradicional instituição de ensino
cajazeirense, entre na história recente, como uma casa que mais contribui para a formação política e ideológica dos que passaram pelas suas salas de aulas. Muitos foram os seminários e debates políticos, festivais de poesias, de músicas e feiras de ciências e artes realizadas nas suas dependências, que ficaram marcados na memória do movimento estudantil sertanejo.

Hoje, diferente de épocas passadas, onde os
objetos facilitadores dos professores eram praticamente o giz e quadro, a escola dispõe de 12 (amplas) salas de aulas, uma biblioteca, sala de audiovisual, laboratórios de ciências e informática, salas para diversos setores administrativos, auditório, ginásio de esportes e uma área para recreação disponível para atender os seus mais de 1.000 alunos matriculados.


fonte: Cristiano Moura
blog: coisasdecajazeiras.blogspot.com

Um comentário:

Spedito disse...

Carossss...

alguem tem o Contato do Colegio Estadual Professor Crispim Coelho...?
Fone, E-mail, Site...

ficarei grato se informarem...