sexta-feira, 1 de julho de 2011

João de Manezim, o brincante.





João de Manezim é um personagem que fazia de tudo para aparecer e convencer qualquer público que (em épocas passadas) estivesse em sua volta. Um sujeito inteligente, disposto a fazer de sua inteligência um jeito fácil de viver e um (seu) meio de vida com simplicidade e honestidade. De carnavalesco a folclorista passando pela política e as atividades esportistas, ele fez de tudo um pouco. Foi dono de time futebol - o São Cristóvão, criou charangas, troças, Escolas de Samba e o irreverente bloco "O jaraguá"- queixada de um jumento pintada, com um corpo em forma de boneco que puxava um grupo de foliões esfarrapados nos carnavais pelas ruas de Cajazeiras nos anos 70 e 80. Andou nas cidades circunvizinhas fazendo apresentações e presepadas circenses. Fundou na época das discotecas um clube social no bairro de Capoeiras e para mostrar suas habilidades costumava fazer exibições em praça pública se equilibrando em uma bicicleta.

As fotografias acima mostram umas dessas apresentações. Nas duas imagens em ângulos diferenciados, João expõe seu talento com a bicicleta na Praça Camilo de Holanda, com direito a banquinho e bacia para recolher o dinheiro doado por voluntários. O nosso desenrolado personagem fez uma dessas apresentações para marcar o alargamento da Avenida Padre José Tomaz - trecho da Praça Coração de Jesus a 1ª Igreja Batista. Nessa aparição, ele passou mais de 12 horas, sem parar, pedalando, alegrando os curiosos e circulando no pedaço de rua alargado.

Por tudo que tem feito pela cultura popular de Cajazeiras, o nosso maior "brincante" bem que podia ter em vida (porque não?) uma estátua em praça pública. Uma justa homenagem as suas peripécias folclóricas que alegraram e animaram durante anos gerações de cajazeirenses e cajazeirados.


Nenhum comentário: