sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Quase - todas as fotos do Coreto da Praça da Cultura



Nesses 148 anos de Cajazeiras, nossa homenagem aos fotógrafos - documentaristas do passado e presente de nossa cidade; e ao Coreto da Praça da Cultura, símbolo da resistência contra as intempéries provocado pelo tempo e as investidas dos que durante esses anos, tentaram (e ainda tentam) contra o patrimônio arquitetônico da cidade. 

A Praça da Cultura, oficializada como Praça Nossa Senhora de Fátima, é considerada a primeira Praça de Cajazeiras. Nos tempos iniciais da cidade, era apenas uma pequena artéria que tinha o nome de Rua do Cruzeiro, em referência a existência de uma velha cruz que havia no local. Ao longo de sua existência passou por várias reformas, mas foi em 1930, na gestão do então Prefeito Hildebrando Leal que foi transformada, de fato, em praça pública e teve erguido o Coreto que até hoje se encontra no centro da praça, enfrente ao adro da Igreja Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com o professor Antônio de Souza na época a praça era: "o ponto chique da cidade, o local de atração do povo, o centro de manifestações cívico-religiosas e sociais da comunidade, onde se realizavam aos domingos, dias santos e feriados, alegres retretas, sob os acordes maviosos da banda de música local, com a presença elegante do mundo social cajazeirense." (SOUZA, 1981, p. 46


Nenhum comentário: