sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Quase todas as fotos do Coreto da Praça Nossa Senhora de Fátima - Praça da Cultura



Nesses 148 anos de Cajazeiras, nossa homenagem aos fotógrafos - documentaristas do passado e presente de nossa cidade ou visitantes, bem como, ao Coreto da Praça da Cultura, símbolo da resistência contra as intempéries provocado pelo tempo e as investidas dos vândalos de plantão; dos que durante esses anos, tentaram (e ainda tentam) contra o patrimônio histórico arquitetônico da cidade, principalmente esse local onde o coreto está erguido, no centro da cidade, espaço onde praticamente começou a soerguer os vertigens de urbanização de Cajazeiras.  

Nos tempos iniciais da cidade, era apenas uma pequena artéria que tinha o nome de Rua do Cruzeiro, em referência a existência de uma velha cruz que havia no local. Ao longo de sua existência, o espaço público, passou por várias reformas, mas foi em 1929-30, na gestão do então Prefeito Hildebrando Leal, que o largo em frente a matriz foi transformado, de fato, em praça pública com a construção de canteiros, área para passeios, calçadas e instalação de bancos e, teve como atração também, a edificação do Coreto que até hoje se encontra no centro da praça, enfrente ao adro da Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima.

A Praça da Cultura, foi oficializada como Praça Nossa Senhora de Fátima ou Praça da Matriz. É considerada a primeira Praça de Cajazeiras. E é nela que está construído com mais de meio século, o velho coreto que ornamenta a praça e encanta frequentadores e visitantes. 

De acordo com o professor Antônio de Souza na época a praça era: "o ponto chique da cidade, o local de atração do povo, o centro de manifestações cívico-religiosas e sociais da comunidade, onde se realizavam aos domingos, dias santos e feriados, alegres retretas, sob os acordes maviosos da banda de música local, com a presença elegante do mundo social cajazeirense." (SOUZA, 1981, p. 46

DEIXE O SEU COMENTÁRIO


Álbum (Inventário) Fotográfico


Acervo: José Leonel Moreira. Anos 50.
Da esquerda para direita: José Moreira de Figueiredo-Dr. Benu, 
Assis de Abel, Antônio Moreira e Zuca Moreira. 




Nenhum comentário: