sexta-feira, 30 de setembro de 2011


Sinopse do romance Carcará

                         Paraibano de Cajazeiras, advogado, jornalista, Ivan Bichara teve longa vivência parlamentar a partir de 1946 e chegando, de forma indireta, ao governo da Paraíba em 1975. Em 1978 foi candidato ao Senado, mas não conseguiu eleger-se. Com dois ensaios literários publicados, afora cinco outros títulos entre palestras discursos e teses. O prefácio do romance "Carcará" é assinado pelo respeitado crítico e ensaísta, Antônio Carlos Villaça, que afirma: "Carcará é toda a intensidade do Nordeste, recriada por um autêntico escritor, um romancista maduro". Mas não se trata, simplesmente, de mais um livro sobre o Nordeste, seu drama secular, comovente. Contando as "estórias" de alguns personagens presentes quando do assalto dos cangaceiros do bando de Sabino Gomes (lugar-tenente de Lampião) à cidade de Cajazeiras, em 1926, Ivan Bichara nos dá um romance apaixonante. A força da narrativa vem da ação, da trama urdida com segurança técnica e o realismo mágico de certas situações; e, sobretudo, vem do "esplêndido estilo literário" - como diz Villaça - com que o romance foi elaborado. Um estilo sóbrio, seco, preciso, em que se mostra astúcia, a crueldade, o misticismo dos cangaceiros, a par da vida das pessoas humildes, postas à margem da sociedade, e que se transformam, afinal, na maioria que vai defender a cidade, sede de um bispado e de dois colégios conhecidos em todo o sertão. Confessando sua alegria, espanto e admiração diante do romance, Villaça exclama: - "A Paraíba de Augusto dos Anjos, de José Américo de Almeida e de José Lins do Rego revive neste romance".
Sinopse do livro publicado por Aramis Millarch no 
Suplemento "Almanaque" do Jornal "Estado do Paraná", 
Pág. 20, 03/02/1985.

Um comentário:

Valderez Gomes disse...

SIM COM O MAIOR PRAZER POETA. SSOU EU VALDEREZ GOMES O QUE REALIZAVA ESTE PROGRAMA: DOMINGO E DIA DE SHOW, LOCAL CINE EDEM, DE CARLOS PAULINO, O PAI DE CARLOS GILBERTO, ONDE EU REALIZAVA GINCANA COLEGIAL, ONDE EU TINHA COMO JURADOS: JOSE ILTOM TRAJANO, NONATO GUEDES, PROFESSOR CHAGAS PACHAL,LACY NOGUEIRA E OUTROS, VOCE TEM ESTA FOTO,E EU TENHO MUITAS OUTRAS, QUEM SABE P0DEREI TE LOCALIZAR NESTA QUE TENHO, SÓ QUE ME PEDIRAM UMA PRA REPRODUZIR E VOLTOU SEM UMAS DELAS, AS QUE TENHO TEM MUITAS PESSOAS DE MUITA SIMPATIA. UM ABRAÇO DE VALDEREZ GOMES