quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Bosco Maciel "O Cantador"


Para ouvir suas canções acesse o site: MYSPACE as mais 
acessadas são: Jabuticabas, Alquimia 
e Chulé de Adão.
             
 

Poeta, folclorista e cantador. João Bosco da Silva - Bosco Maciel, nasceu em março de 1950, na cidade de Cajazeiras. É filho de José Cardoso da Silva e Santa Maciel. Desde criança manifestou interesse pelas artes, principalmente a pintura e a música. Conhecido como Bosco Maciel, em 1970 mudou-se para São Paulo e quatro anos depois veio residir em Guarulhos. Naquela cidade paulista, criou o instituto Casa dos Cordéis, espaço cultural cujo objetivo é valorizar todo tipo de manifestação artística e popular. 

No instituto são feitas apresentações de música e teatro; saraus literários e musicais; exposições de arte, danças regionais e eventos como Folia de ReisCavalo Marinho e Desafio de Cantadores Repentistas. Mesmo vivendo em Guarulhos, nunca esqueceu suas origens, centrando suas pesquisas nas figuras pitorescas do sertão, como os emboladores de feiraos cegos cantadoresas benzedeirasos vaqueiros e outros personagens que compõem o folclore nordestino.

Em 2005 participou do Projeto Funcultura, da Secretaria de Cultura de Guarulhos, sendo classificado em primeiro lugar com o livro Romanceiro lançado no mesmo ano. No ano 2007, entrou para a Academia Guarulhense de Letras. Em 2010, recebeu o título de Cidadão Guarulhense da Câmara Municipal de Guarulhos, como reconhecimento por serviços prestados à cidade na área de cultura popular. Bosco Maciel coordena também grupos de estudos que coletam peças e documentos que contam a história dos costumes brasileiros.


Anos 60. Arcenin (filho de Cícero Batista do foto recife); 
Jansen Lacerda (filho de Zezinho Lacerda); Bosco Maciel (filho de Zé Cardoso - 
torneiro mecânico) e Waldemar (filho de seu Cazuza). Ao fundo, 
a caminhonete Chevrolet de Zezinho Lacerda. 




Nenhum comentário: