sábado, 19 de novembro de 2011

S.O.S EDIFÍCIO OK

Mais uma vez,S.O.S Edifício OK.


Esquina do Edifício OK na década de 1930. Na fachada vê-se o nome Excelso Club 


Construído pelo empresário José Lira Campos, em 1936, o Edifício OK foi um dos primeiros Center Comercial e lazer, instalados no sertão paraibano. Ainda hoje em pé, porém esquecido e abandonado, o prédio estrategicamente, está situado na esquina da rua Joaquim Costa (antiga rua da Feira Velha) com a Avenida Presidente João Pessoa.

Nas décadas seguintes pós a sua inauguração, cuja festa de abertura, contou a participação do então músico pernambucano “Capiba”, o local era dotado de uma superestrutura constituída de cinema (Cine Teatro Éden), um clube social (o Excelso Club), confeitaria, moderna e atraente sorveteria, uma bem montada barbearia, salão de bilhar e até fábrica de gelo. Um marco na história do empreendedorismo cajazeirense dos anos 30.

Na época em que foi edificado, o Edifício Ok chamava atenção da população cajazeirense e visitantes, dado o seu estilo arrojado em Arte Déco - tendência em uso nas construções da época e, pelas linhas neocubista, inspirada no modelo nas produções artísticas criada pelos pintores Georges Braque e Pablo Picasso, até então em moda na arquitetura das primeiras décadas do século vinte). 

Instalado na principal avenida de cidade, o Edificio Ok, era um ponto de convergência da sociedade de Cajazeiras, que da terraço em meios a pisos de tacos da sua parte superior, contemplava as grandes festas carnavalescas na Praça João Pessoa e, os gigantescos comícios das campanhas eleitorais que eram realizados nessa importante artéria da cidade.

A sua construção foi sem dúvida um grande acontecimento para a vida social da cidade e, por algum tempo, o orgulho da população. Mas mesmo com suas linhas e traços arrojados, que marcou a arquitetura moderna dos anos 30, não foi o bastante para convencer o empresariado local de sua viabilidade comercial e, agora abandonado, esquecido, agoniza em direção as ruínas. O que é lamentável e, infelizmente, uma pena ver o seu abandono.


por Cleudimar Ferreira

ALBUM FOTOGRÁFICO





LEGENDAS DAS IMAGENS:
A primeira imagem mostra o prédio na década de 80, já em decadência, funcionando praticamente só o cinema.
A segunda imagem, (atual) revela o mesmo totalmente modificado e abandonado, servindo de depósito e oficina mecânica.
A terceira fotografia, destaca o Carnaval de 1952. Destaque: carreata passando em frente ao Edifício OK.
A quarta fotografia, (foto: Marcos Andrade). A Praça João Pessoa anos 80, a noite. No lado o Edificio Ok em pleno funcionamente, com bares, cinema - Cine Éden e em cima, o Clube Social.
A quinta imagem, outra visão - frontal do Edificio Ok, vendo na marquise os cartazes do Cine Éden
A sexta fotografia mostra como foi a inauguração e abertura do Edifio Ok.


DEIXE O SEU COMENTÁRIO OU COMPARTILHE





2 comentários:

Greciane disse...

Olá,

Gostei do blog, bastante informativo.
No texto acima está escrito "Pábulo Picasso", mas o nome correto do pintor espanhol é Pablo Picasso.

Um abraço e vida longa ao seu blog.

Greciane

Francisco Cleudimar F. de Lira disse...

Obrigado Greciane por você descobrir e gostar desde blog. Você está correta, o nome "dele" é mesmo Pablo Picasso. Foi uma falha minha. Espero que você nos visite outras vezes.