sábado, 21 de janeiro de 2012

Os "Bembem".

Cleudimar Ferreira

Uma das formações do Conjunto Os Bembem  
Bá Freyre - Guitarra, Islânio - Baixo, Nego Ivan - Trompete,
Demar - Sax, Chico Bem Bem e Valdemar - Bateria.


                    “Os Bembem”  era um conjunto musical formado nos anos 60 pelo empresário cajazeirense Francisco Alves de Andrade, conhecido popularmente como Chico Bembem. Bembem nasceu no dia 23 de fevereiro de 1942. É filho de seu Joca Andrade e de Dona Maria do Carmo (já falecida) Chico Bembem tem mais três irmãos: Mário Alves, Neide Alves e Maza Alves. final da Rua Erenice Ferreira, que ficava aos pés do Morro - Cristo Rei, nas vizinhanças do Seminário Diocesano de Cajazeiras, foi um dos locais de ensaios do conjunto. Os “Bembem” era basicamente formado por músicos da cidade. Pela banda passaram os músicos: Alberto, Bá Freyre, Demar, Islânio, Nego Ivan, Olivan Pereira-Big Boy, Riba e Valdemar. 

Os “Bembem” fez história na musicografia cajazeirense, já que em todos grandes bailes que aconteceram nos anos 60, 70 e 80, a banda sempre foi à grande atração. O conjunto foi também responsável pela animação dos principais shows de cantores de sucesso da época que se apresentaram nos destacados clubes da cidade: Clube 1º de Maio, Cajazeiras Tênis Clube e Jovem Clube. No final dos anos 70 e inicio dos anos 80, Os Bembem chagou a gravar um Compacto Duplo, ou seja com 4 músicas, que foi vendido no comércio de discos de Cajazeiras e da Região. 

1975. Recorte do Jornal O Estado do Piaui. Formação: Paulinho
Nelson, Valdemar, Josué, Bembem e Marcos.

A capa do compacto duplo gravado pela banda, apresentava um impressa em preto e branco com fotografias dos integrantes da banda ao lado do ônibus que conduziu Os Bembem até os estúdios de gravação no Recife. Esse compacto é hoje considerado uma relíquia não para o história musica da cidade de Cajazeiras, mas também para história da música popular brasileira, já que apresentava canções em vários ritmos, com características marcantes da Jovem Guarda, do Coco, do Forró e até do instrumental.  

Nos anos 80, o empresário Chico Bembem se mudou para o Estado do Piauí e com ele, a banda também. Ainda hoje em plena atividade naquele Estado, "Os Bembem da Paraíba”, nome da atual formação, faz shows costumeiramente nas cidades do interior, levando alegria ao povo e animando bailes com a presença de cantores da MPB, conhecidos do público, como fazia em Cajazeiras e nas cidades circunvizinhas, nos idos anos 70 e 80.


Uma outra formação do Conjunto Os Bembem  
Waldemar , Chico Bembem, Geraldo - In memórian, Tiquinho, Alberto, Enoque e Bá Freire. 
Imagem produzida no Cine Teatro Apolo XI durante o Show do 
cantor Reginaldo Rossi.

 Formação mais recente (anos 80) do 
Conjunto Os Bembem  

 Waldemar (in memórian), Chico Bembem, Demar, Ivan, Mago, Irlânio 
e Bá Freyre. Baile com a banda show Os Bembem 


 Baile  e show do cantor José Roberto com animação 
do conjunto Os Bembem  


 Conjunto Os Bembem  

 Área de Lazer, anos 80. Baile/Festa "Namorados da lua". Roque, 
Luizinho, Serginho de Natal, Ivan, Mário Bembem e Demar, 
era a formação do Conjunto Os Bembem 
 

 Clube 1º de Maio, anos 70. Festa com animação 
do conjunto Os Bembem  

    Os Bembem anima o Show do 
cantor Reginado Rossi


    Os Bembem anima o Show do 
cantor Jerry Adriano


DEIXE O SEU COMENTÁRIO





Imagens: do acervo de Francisco Alves de Andrade.

3 comentários:

Anônimo disse...


Venho aqui parabenizar a quem escreveu essa materia cujo conteudo nao poderia ser mais emocionante para mim, OS BEMBENS , ou Bembem e o seu conjunto. Aos 14 anos de idade me aventurei em uma excursao com esse grupo, la estava eu cmo guitarrista/solista da banda, foram muitos shows, muita estrada, uma veraneio lotadissima de bons musicos/irmaos/compaheiros de muitas aventuras estrada a fora pelo Maranhao, Piaui, pernambuco, Cerara, e Paraiba. NA epoca, Eu, de guitarra solo e vocal, Luis de guitarra base, Dema no Sax e vocal, Chico de trompete, Valdemar bateria e vocal, Joao Eudes Vocalista principal e o meu querido amigo Firmino de contrabaixo e vocal. Meu coracao se enche de alegria ao lembrar da farra empurrando a Veraneio no ''prego'' estrada a fora, chegando cansado em alguma cidadezinha onde um refrigerante e um sandwich tinha o sabor de manjar dos deuses, as mocoilas sempre encantadas com o monte de cabeludos que lotavam Clubes enchendo sempre de alegria multidoes por onde tocava. os anos se passaram, fui amadurecendo como musico/solo, trabalhei em varios paises como concertista/solo de violao flamenco, fiz inumeros programas, como video-show, Jo Soares, e hoje continuo a ''morrer de musica'' no sudeste dos USA. ( ATLANTA GA, USA), porem NUNCA ESQUECEREI desse grupo maravilhoso, Nunca esquecerei do chazinho de erva-cidreira e do paozinho com queijo preparado pela Dona Diana (Esposa do Bembem na epoca), E da amizade do lindissimo casalzinho Diana e Denilton.

EDNALDO QUEIROZ

Anônimo disse...


Eu ficaria imensamente grato se pudesse ter o contato do Valdemar (Baterista do conjunto), Dema ( Saxsofonista), Dona Diane...Se alguem souber um numero de telefone de alguma dessas pessoas por favor enviar para: atlantaflamenco@gmail.com

EDNALDO QUEIROZ

Francisco Cleudimar F. de Lira disse...

Ednaldo, cara, você foi demais expondo sua história do tempo dos bembens. Você foi longe como músico. Pena que Cajazeiras não conheça a sua história. Sobre Valdemar, não ouvi falar mais dele. Uma abraço, Cleudimar.