sexta-feira, 27 de abril de 2012

Rivaldo Antônio Santana - O Maestro.

por Cleudimar Ferreira
 Maestro Rivaldo Santana

O Maestro Rivaldo Antônio Santana era natural da cidade de Vitória de Santo Antão no Estado de Pernambuco. No início dos anos 60, aportou em Cajazeiras através de um circo onde era integrante do grupo de músicos do mesmo. Com saída do circo, o maestro preferiu ficar na cidade, já que a mesma consolidava os primeiros acordes para formação de sua orquestra. Na orquestra cajazeirense, a sua primeira apresentação em público se deu na execução de duas peças, o Hino Nacional Brasileiro, com arranjos simplificados e o dobrado Capitão Caçula (Marcha do Soldado). 

Já entrosado com os músicos locais, participando ativamente de monitorias para formação de fanfarras escolares, bem como, as atividades ligadas a músicas na cidade, o maestro Rivaldo Santana, decidiu compartilhar a sua experiência na área com outros municípios vizinhos, como foi o caso do trabalho feito a partir de 1962, na cidade de Ipaumirim, onde o músico praticamente fundou a Banda Municipal e dividiu também as suas habilidades de arranjador na formação da primeira orquestra de baile daquela cidade cearense, citada abaixo pelo músico Francisco Joaquim Farias. 

“Foi no dia 07 de setembro daquele corrente ano de 1962 que a bandinha, pela primeira vez, fez ecoar seus acordes pelas ruas da cidade. Estava, naquela festiva data de comemoração da Independência, lançado em Ipaumirim aquele que foi, até o presente momento, o projeto que mais revelou talentos na arte, com alguns conhecidos em todo o Estado.” Sobre a orquestra de baile, acrescentou: “Essa Orquestra, que teve um copioso trabalho de ensaios, pela inexperiência dos músicos em atuar em um novo segmento, a música popular, teve a oportunidade de associar a qualidade notável dos arranjos do Mestre Rivaldo Santana.” 

Sua grande colaboração a cultura de Cajazeiras é irretocável e foi reconhecida no brilhante trabalho que fez como professor de música, regente da filarmônica Santa Cecília e no coral João de Deus, que na época era ligado ao NEC - Núcleo de Extensão Cultural, órgão vinculado  ao antigo Campus V da UFPB, pelo qual o maestro respondia pela coordenação de música. 

Rivaldo Santana foi um formador de uma geração de músicos e também um incentivador incansável da busca de novos talentos. Passou por quase todas orquestras formadas na cidade, como fui o caso das orquestras “Chaveron” e “Manaíra”, onde o maestro deu sua colaboração como músico e arranjador. A sua morte ocorrida na cidade de Campina Grande, Paraíba, em setembro de 2006. Foi uma perca para a música cajazeirense.
  
Banda de Música de Ipaumirim/CE.


3 comentários:

eros disse...

Ola meu nome e eros filho caçula de hermes nascimento autor do hino da cidsde de cabedelo na epoca rivaldo santana foi o maestro que regravou o hino da cidade de cabedelo,gostaria de ter comtato com ele ou alguem da familia ,desja agtadeço .meu contato (83)8783_4334 ou asesse :www.opetadecabedelo.blogspot.com

eros disse...

Ola meu nome e eros filho caçula de hermes nascimento autor do hino da cidsde de cabedelo na epoca rivaldo santana foi o maestro que regravou o hino da cidade de cabedelo,gostaria de ter comtato com ele ou alguem da familia ,desja agtadeço .meu contato (83)8783_4334 ou asesse :www.opetadecabedelo.blogspot.com

Francisco Cleudimar F. de Lira disse...

Eros, o maestro Rivaldo Santana, infelizmente, é falecido.