sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Anna D`Lira, um talento do nosso teatro.



             
A personagem Rosa de "Mundo da Lua" Tv Cultura               


Cajazeiras é a terra da cultura. Um título popular merecido e inquestionável, adquirido através da pujança de suas realizações no campo das manifestações artísticas e culturais; entre elas as artes cênicas, que durante décadas colocou a cidade entre as mais promissoras de todas do interior do nordeste. Essa linguagem fez história e obviamente, fez também seus personagens que o nosso inconsciente não apagará jamais. Quem não se lembra da atuação das divas da nossa dramaturgia dos anos 60 e 70 Lací Nogueira (1938 - 2011) e Íracles Pires; os mais recentes trabalhos de Marcélia Cartaxo, Sôia Lira e Raquel Rolim, no cinema e no teatro paraibano. Mulheres que se deram e dão o máximo para mostrar suas performances e fazer reconhecer seus talentos, seja no palco ou nas telas dos cinemas. 

Mas será que na citação das nossas mulheres atrizes não há um referencial a mais a ser lembrado; um exemplo de dedicação, perseverança; de busca da valorização e alta afirmação numa profissão bastante competitiva, onde as oportunidades são raras. A atriz Anna D`Lira, conhecida no meio teatral por todos nós como Aninha é um exemplo a ser seguido, porém, com algumas restrições se a mesma não tivesse, pelo que sabemos, praticamente abandonado a arte que lhes projetou no cenário nacional. Sua trajetória poderia ter o percurso parecido com as de Sôia Lira, Marcélia Cartaxo e demais, que diante das oportunidades que surgiram nesse segmento promissor, fizeram do teatro e do cinema, ócio do ofício e até hoje estão na ativa e muito bem obrigado. Com Anna D`Lira fui tudo diferente. 

Começou nos anos 70, fazendo teatro com Tarcísio Siqueira no Grupo Cajá, onde era a atriz principal do elenco de Tarcísio. Depois, já nos anos 80, teve uma rápida passagem pelo Grupo Terra, ao lado de nomes como Marcélia Cartaxo, Sônia Lira e Nanego Lira. Ainda nos anos 80, depois de ser graduada em Letras-Cajazeiras, Anna D`Lira frequentou ainda as aulas do curso de Direito pela UFPB em João Pessoa, para em seguida se transferir para São Paulo. Na capital paulista, diante de um mercado em ascensão, foi trabalhar na TV Cultura ou lado de grandes atores como Gianfrancesco Guarnieri  e Antônio Fagundes no seriado “Mundo da Lua” na década de 90. 

Elenco principal do seriado "Mundo da Lua"

No seriado ela incorporou a personagem Rosa de Sousa, uma despachada empregada que cuidava da casa da família Silva e Silva, e esperava ansiosamente o dia do seu casamento com o namorado Marcelo (que não aparecia nunca em cena). Passava o dia ouvindo o programa do radialista Ney Nunes (voz de Dorvilles Pavarina) enquanto cuidava dos afazeres da casa. Rosa conversava com o radialista, interagia com o locutor, crente de que ele a escutava. A personagem era divertida e fã número um do radialista. Como o seriado era destinado ao público Infante juvenil, a personagem da Anna D`Lira logo se tornou  um sucesso tremendo entre as crianças, que se sentiam atraídas pelo talento da atriz cajazeirense. 

Entretanto, a atriz não levou adiante sua carreira que poderia tê-la transformado em uma das grandes atrizes da Tv brasileira. Pois talento ela tem de sobra. Preferiu trocar essa promissora carreira por uma residência fixa fora do Brasil e foi morar no exterior. Casada, hoje reside na Suíça, onde segundo rumores, dá aulas de língua portuguesa para estrangeiros naquele país.




Atrizes do nosso teatro em diversas épocas





 1. Anna D`Lira, 2. Íracles Pires-Ica, 3. Lací Nogueira, 4. Marcélia Cartaxo, 
5. Sôia Lira, 6. Raquel Rolim, 7. Suzy Lopes.


*As informações que compõe a matéria
desta postagem, foram pesquisas feita na internet




Nenhum comentário: