domingo, 23 de dezembro de 2012

CINEMA - ACONTECEU.


Festival selecionou para mostra, filme paraibano que tem atores cajazeirenses no elenco.

Os atores Nanego Lira, Marcélia Cartaxo e Agatha Barbosa
O filme Antoninha, do diretor paraibano Laercio Filho, foi selecionado para o VIII Festival Latino-Americano de Curta Metragem de Canoa Quebrada - Curta Canoa, que aconteceu no período de 11 a 15 de dezembro, na vila litorânea de Canoa Quebrada, município de Aracati. CE. O festival faz parte do calendário de festivais e mostras do Brasil e da América Latina.

O filme Antoninha foi rodado no município de Aparecida sob a produção da Acauã Produções Culturais e da Pigmento Cinematográfico, e conta no elenco com os atores cajazeirense Marcélia Cartaxo (A Hora da Estrela, Madame Satã, O Sonho de Inacim) e Nanego Lira (Tempo de ira, Depois da Curva, O Plano do Cachorro). Participa também do filme o ator W. Solha e um grupo de atores locais com destaque para a atriz Agatha Barbosa que estreou no cinema interpretando Antoninha - a protagonista do filme - premiada como melhor atriz no 4° Curta Taquary em Taquaritinga do Norte - PE e no Festival da Fronteira em Bagé - RS.

A história contada no filme se passa em uma fazenda sertaneja num longo período de seca verde, momento em que o seu proprietário resolve vender as terras e mandar todos os seus moradores embora provocando assim uma reação da menina Antonina que num gesto de ousadia resolve roubar a imagem de São José da casa do coronel para fazer chover, causando todo o desenrolar do filme.


Festival homenageou o cineasta cajazeirense Bertrand Lira

Bertrand Lira

O cineasta cajazeirense Bertrand Lira foi homenageado na abertura do 11ª edição do NÓIA - Festival de Cinema Universitário no cinema do Benjamin Abrahão, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, em Fortaleza, que ocorreu entre os dias 18 e 21 deste mês. Além do Bertrand, o festival também homenageou também o trabalho da cineasta carioca Cavi Borges.  

Na abertura foram exibidos os documentários “O Diário de Márcia”, da cineasta carioca e “O Senhor do Engenho” de Bertrand Lira. O festival reuniu 19 curtas-metragens produzidos por universitários de todo o país.


Nenhum comentário: