quinta-feira, 11 de julho de 2013

Marcado para o dia 17, a instalação do polo do PRIMA em Cajazeiras.



A prefeita da cidade de Cajazeiras, Denise Albuquerque, esteve ontem na Secretaria de Estado da Cultura em reunião com o Gerente de Promoção Cultural, Milton Dornellas, e o maestro da OSPB e coordenador do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (PRIMA), Alex Klein. Em pauta, a realização da seleção dos professores que comporão o mais novo pólo do PRIMA, marcada para o dia 17, naquela cidade. 

O primeiro pólo sertanejo já foi instalado na cidade de Catolé do Rocha, cidade com longa tradição musical. Já está em curso a abertura dos pólos de ensino em Cajazeiras, Itaporanga e em seguida Patos. No lado leste do Estado, já foram iniciadas classes em Campina Grande, e em breve Santa Rita e Guarabira também estarão ativos. 

O sertão da Paraíba é um local único e diferente do resto do Brasil. Lendas e casos são contados sobre um povo que vive em um local castigado pela seca. Devido à sua perseverança, os habitantes do sertão muitas vezes não são facilmente compreendidos por aqueles que residem em outras partes do Brasil. E é neste sertão árido, de comunidades determinadas a manter seu estilo de vida, que o PRIMA agora abre seus novos pólos de ensino. 

A ação tem por objetivo criar um sistema de orquestras, bandas e corais juvenis, utilizando o ensino da música como catalisador humano e de cidadania. O programa foi implantado em março de 2012 em escolas de Cabedelo, que funciona como o primeiro pólo. Em setembro do mesmo ano, o pólo de Cabedelo fez uma apresentação durante a instalação do pólo do Bairro dos Novais, através dos exercícios sinfônicos de duas orquestras instaladas naquele pólo, a infantil e a orquestra jovem. 

A instalação do pólo de Cajazeiras, poderá contribuir para no futuro a cidade possa ter uma grande orquestra sinfônica em seu município. Quem viver verá, pois o interesse de sua juventude no setor musical é inquestionável, basta ver a recém orquestra de câmara criada e as inúmeras bandas musicais de todos os ritmos formadas.  

Fotos dos alunos do polo de Cabedelo:




fonte: facebook.com/secultgovpb

Nenhum comentário: