sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Foto revela passagem do Cônego Luiz Gualberto pela cidade de Pombal

Foto do Cônego Luiz Gualberto observando o desfile das alunas

A imagem mostra o Padre Luiz Gualberto de Andrade nos anos 60, instruindo em um desfile cívico, um pelotão de alunas do Colégio Diocesano de Pombal, após ter assumiu a direção do educandário no lugar do Monsenhor Vicente Freitas. Nesse período o colégio funcionava em um prédio ao lado da Cadeia Pública, próximo a Igreja do Rosário. 

Chamado de “educador do Sertão”, o Cônego Luiz Gualberto ao chegar a cidade de Pombal para assumir a direção do colégio, não mediu esforços para dar início a construção da unidade educacional diocesana da cidade. Em 1969, o Cônego Gualberto deixou a cidade em virtude de sua indicação para a direção da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras, fundada em 1970. 

Foi através de sua luta pela implantação de uma unidade de ensino superior federal no sertão, que a Faculdade de Filosofia Ciências e letras (FAFIC), se tornou em 1979, no primeiro Campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) do sertão paraibano, sendo o religioso, o primeiro diretor do novo campus de ensino superior de Cajazeiras. 

O Cônego Gualberto nasceu no dia 14 de outubro de 1921. Suas origens são do antigo Distrito de Santarém, na época pertencente a Cidade de Uiraúna. Hoje, o antigo Distrito de Santarém - que depois virou cidade, é a atual cidade de Joca Claudino. Se ainda tivesse vivo, o Cônego Gualberto estaria completando 92 de idade.

O Cônego Gualberto e autoridades da cidade de Pombal, em solenidade
que marcou a saída do Monsenhor Vicente Freitas e sua chegada a
cidade para assumir a direção do Colégio Diocesano

O jovem Padre Luiz Gualberto de Andrade





fonte: (fotos) 
- Verneck Abrantes 
- Um olhar sobre São João do Rio do Peixe

Nenhum comentário: