terça-feira, 22 de outubro de 2013

O tempo e a fotografia de Cajazeiras

No passado era apenas assim: "preto e branco como as imagens no cinema mudo". Mas as cores do tempo, monocromáticas há anos, graças a obscuridade e o isolamento dos velhos baús, junto com os desafios da modernidade, transformaram nossas ruas do presente, em imagens sépia e ocre. Abaixo, algumas imagens de locais em nossa cidade, que o tempo não coloriu, apenas pigmentou, pois simplesmente são registros da nossa história, que ponteia e consola nossas fatigadas almas de lembranças. Lembranças, que só podem ser sentidas em preto e branco. E se não for assim, não tem graça nenhuma.

Album Fotográfico
.................................................................................................................


Legenda das Fotos:

1ª. Casarões que ficava em frente a Praça do Congresso. Popularmente conhecida como Praça da Prefeitura. Vê-se ao fundo a torre da caixa d'água do Hotel Oriente.
2ª. Antigo Dispensário de Tuberculoses que ficava no inicio da antiga estrada que começava ao lado direito do Hospital Regional de Cajazeiras, indo até a zona rural.
3ª. Década de 60 - Rua Padre José Tomaz. Ainda sem o alargamento do trecho que começava da Praça dos Carros (coração de Jesus) ao Cine Teatro Paz.
4ª. Década de 70 - Um trecho da Rua Tenente Sabino. hoje calçadão da Tenente Sabino
5ª. Dezembro de 1973. Alargamento da Rua Padre José Tomaz. Obra do Prefeito Antônio quirino de Moura. Crédito fotográfico: Chiquitinha Elias.
6ª. Uma das mais antiga fotografias do Cemitério Coração de Maria. Vê-se também a estrada que ligava a Rua Padre José Tomaz a zona sul, onde é hoje a Avenida Engenheiro Carlas Pires de Sá.


SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

 



Um comentário:

Unknown disse...

Tenho imenso prazer em ver essas fotos antigas de minha cidade. Chego a ter saudade de um tempo que não vivi, mas que meus pais e tios contam de uma forma quase romântica que fico nostálgica.
É deveras importante preservar essas memórias mesmo que através de fotos.
Elisiane