terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Alba Costa: Primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras.

A professora Alba Costa de Ataíde

Conheci a vereadora Alba Costa de Ataíde nos primeiros anos da década de 80, quando estive como oficial de atas e redator de debates da Câmara Municipal de Cajazeiras. Alba era uma parlamentar atuante, preocupada com os anseios da comunidade cajazeirense, uma defensora dos direitos da mulher e do cidadão desamparado, socialmente desmembrado e esquecido pelos poderes constituídos. Uma mulher a serviço da cidadania. 

Falo assim! pois como testemunha que foi, lembro muito bem da sua ação parlamentar. Um trabalho que as vezes chegava ao ponto de ultrapassava a esfera municipal. Pois muitos foram os requerimentos que li em plenário, apresentados por Alba a mesa diretora, solicitando melhorias nos serviços sociais do Estado na cidade; bem como, nas políticas públicas do governo federal na região de Cajazeiras. 

Sei que era professora e não assistente social, mas o seu trabalho na Casa de Otacílio Jurema demandava para o social e para assistência as pessoas mais humildes da periferia. Vários foram os dias que após as sessões, me deparei com Alba no seu gabinete ladeada por populares, ouvindo lamentos, reclamações e pedidos de toda ordem, e Alba, como sempre, com simpatia e com sua paciência, atendia todos indistintamente com atenção e apreço. 

A sua trajetória na política da terra que ensinou a Paraíba ler, tem inicio em 1982, quando Alba entrou na política e foi eleita a primeira vereadora mais votada da história política de Cajazeiras, com uma votação alarmante de 991 sufrágios. Algo considerado anormal para os padrões cajazeirenses, até então acostumado a eleger somente homens para esse cargo na sua câmara municipal. Sendo a mais votada, Alba Costa conquistou a simpatia dos demais vereadores eleitos e foi escolhida como Presidenta do Legislativo cajazeirense para o biênio 85/86. Portanto, em 150 anos de história, a cidade de Cajazeiras viu Alba Costa ser a única mulher a ocupar a presidência de sua Câmara de Vereadores. 

Nas eleições de 1988, Alba tentou novamente eleger-se pelo mesmo partido - o PDS, que o elegeu em 1982, mas na abertura das urnas só consegui apenas os insuficientes 282 votos. Em 1998, voltou à cena política de Cajazeiras depois de ser eleita suplente de vereadora com uma margem de 302 votos. Votos esses que o fez a assumir um novo mandato, 10 anos depois. 

Além das atividades políticas e na área educacional, como professora da rede pública de ensino, Alba foi também diretora da Biblioteca Pública Municipal “Castro Pinto”. O seu carisma ligado a presteza como se relacionava com os seus pares, seus eleitores, amigos e pessoas mais próximas, o credenciará para ocupar um espaço na história do legislativo mirim cajazeirense. A sua estadia entre nós, sem dúvida, vai deixar saudades. E entre todos, as lembranças ficarão.

A parlamentar mirim Alba Costa de Ataíde



Nenhum comentário: