domingo, 23 de fevereiro de 2014

1ª Mostra de Artes Plásticas de Cajazeiras ao ar livre.

   [ Há 32 Anos ]         

por
Cleudimar Ferreira

Montagem dos Expositores. Marcos Pê, 
Cleudimar e Telma Cartaxo


Em 1983, há 32 anos. o Ateliê de Artes de Cajazeiras, órgão que era vinculado ao antigo Núcleo de Extensão Cultural (NEC/UFPB), chegava a sua segunda mostra de artes com trabalhos dos seus alunos e artistas integrantes.

Nesse ano, o atelier consolidava a parceria com a comissão organizadora das semanas universitárias. Realizava também a sua primeira exposição ao ar livre. Uma experiência rodeada de expectativas, já que o local escolhido era a Praça Nossa Senhora de Fátima-Praça da Sé, popularmente conhecida como Praça da Cultura.

Para tanto foi providenciado tapumes, cordas, pregos e outros apetrechos que serviriam para montagem dos painéis onde iam ficar expostos os trabalhos. O difícil nessa empreitada do ateliê cajazeirense era o fato que a exposição dividiria o mesmo espaço com a realização de uma das versões do Festival Regional da Canção no Sertão. A multidão de gente que o evento musical reunia na praça e o trabalho que os seus integrantes teriam todas as noites de recolher os trabalhos e guardá-los em uma casa vizinha e no outro dia voltar a colocá-los no mesmo lugar, era a principal preocupação de todos.

Entretanto, como o evento era ao livre, sujeito as intempéries do tempo, mudanças ambientais e climáticas, estávamos preparados. Na noite de abertura da exposição, nuvens escuras se fez de teto no local. O tempo fechou e um vento forte tomou conta da Praça da Cultura e os painéis com os quadros começaram a se torcerem com alguns quadros vindos abaixo. Eu e Marcos Pê fumos ao socorro das estruturas que seguravam as telas. Mesmo assim, a ventania saiu derrubando os trabalhos no chão.  Mas deu para recolhemos todos os quadros e protegê-los com mais segurança no Coreto da Praça.

Após o vento e a chuva fina passarem, a lua apontou no céu com a sua luz reluzente. Voltamos a colocar os quadros no local e a exposição com festival da canção, prosseguirem.

O Atelier de Artes do antigo NEC/UFPB foi uma entidade que consolidou e contribui muito para o desenvolvimento das artes visuais na região de Cajazeiras. Ele surgiu após a realização em 1978, do I Salão Oficial de Arte Contemporânea do Sertão.

Com a sua instalação, foi possível a concretização, em 1981, do primeiro intercâmbio de artes entre Cajazeiras e Campina Grande, com os artistas de nossa cidade, tendo a oportunidade de expor e mostrar seus trabalhos no antigo Museu de Artes da extinta (FURNe) Universidade Regional do Nordeste. 

Depois, a realização da III Coletiva Cajazeirense de Artes Plásticas, em 1983; vieram a Coletiva Cajazeirense de Artes Descartável, em 1984 e em 1985, a realização da exposição em homenagem a teatróloga Íracles Pires, no Grupo Escolar Monsenhor Milanês. Todas sob a coordenação de Telma Rolim Cartaxo.

Fase de acabamento da montagem dos quadros nos expositores
Montagem dos Expositores. Marcos Pê, 
Cleudimar e Telma Cartaxo
Artista Plástica Telma Cartaxo
curadora da mostra


DEIXE O SEU COMENTÁRIO






Nenhum comentário: