sábado, 27 de setembro de 2014

A simplicidade e o colorido das luminárias decorativas de Fabiano Feitosa




Os objetos advindos da atividade artesanal são dinâmicos e hereditários, pois ultrapassam tempos e gerações. Assim sendo, o artesanato é naturalmente uma atividade milenar, característico da tradição cultural de um povo. Seja em que lugar for, o artesanato vai estar presente como criação livre e espontânea. A cidade de Cajazeiras, historicamente, sempre apresentou a Paraíba, o seu artesanato, fruto da criatividade das mãos dos seus artesãos e de sua gente.

Entretanto, como tantas cidades nordestinas que tem no artesanato um artífice a mais, como fonte de renda, Cajazeiras também tem demonstrado através dos objetos criados pelos seus artistas, toda força criativa possível para expressar o quanto é grande a sua cultura; a sua arte a suas manifestações sociais; caracterizadas através da produção de suas peças artesanais, seja essas confeccionadas em materiais simplificados ou de difícil manipulação. Em quaisquer materiais que forem trabalhadas, a diversificação das peças criadas, revelará o quanto são criativos os nossos artesãos. 

No caso das imagens abaixo, elas mostram que a matéria prima usada pelo artesão foi simplesmente tubos de PVC, acrescidos de outros materiais secundários. O que se pode observar nas peças que seguem, é que elas podem até serem comuns, vistas em outros lugares, em outras culturais; mas a genuinidade das confeccionados por Fabiano Feitosa não podem ser comparadas com as mesmas feitas por outros artesãos de outras cidades da nossa Região Nordeste, pois elas trazem toda uma gama de elementos expressivos que só diz respeito ao próprio Fabiano, ao seu universo particular, ao meio onde ele vive. Por isso elas são diferentes, autênticas. 
   








Aos interessados em umas dessas peças, os telefones são: (83) 9309.6533 (83) 9110410

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente arte,ótimo profissional.Parabéns são lindas.