quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Veja o que Antônio Carlos Villaça, escreveu sobre o Romance "Tempo de Servidão" de Ivan Bichara Sobreira.



Romance de um grande ficcionista, que é também grande ensaísta literário, como o provam os belos estudos críticos sobre os romancistas José Vieira e José Lins do Rego, nordestinos como ele, ou mais precisamente - paraibanos como ele. Ivan Bichara é um romancista vigoroso. Gilberto Freyre notou logo, com a sua genial intuição, que mestre Ivan Bichara tem o dom da narrativa, é um forte narrador como que nato, espontâneo, vivo. E que a sua literatura está sempre ligada á vida, à vida de sua região.

Este novo romance é uma história de amor ao tempo da ditadura de 37-45, ditadura assim mesmo, com d pequeno. Sombras no túnel, como diria Osório Borba. O livro, intenso, poderoso, penetrante, sagra Ivan Bichara como um dos mestre definitivos da ficção brasileira. Veio para ficar. Veio como um grão-senhor. E sublinhe-se que escreve admiravelmente como um verdadeiro estilista, alguém que domina a sua língua, um autêntico escritor literário, que possui o gênio da linguá, totalmente. Livro que por si só justifica uma literatura.

..................................................................................................................................
Antônio Carlos Villaça: 
Carioca, nascido em 1928 e falecido em 2005. Era ficcionista, memorialista, ensaísta e jornalista. 




Nenhum comentário: