sexta-feira, 21 de novembro de 2014

I Festival Artístico Cultural Estudantil do IFPB - Cajazeiras, pretende resgatar raízes culturais e revelar talentos.

Banda The Clivis será uma das atrações do FACE

Será realizado entre os dias 01 e 03 de Dezembro, o I Festival Artístico Cultural Estudantil do IEPB – Campos de Cajazeiras. Segundo os organizadores do novo evento cultural da cidade, o festival foi uma iniciativa do Professor João Paulo, que inspirado no grande momento cultural que Cajazeiras vive, resolveu criar o festival com objetivo de proporcionar aos alunos do IFPB e de outras instituições da Região, a oportunidade de mostrar suas habilidades artísticas, seja elas ligadas a linguagem musical, a dança, as artes plásticas, artes cênicas e literatura. A realização do mesmo poderá ser um viés estimulador da criação de novos espaços alternativos promotores de cultura e arte.

“Os cidadãos cajazeirenses lembram-se dos bailes carnavalescos, das apresentações dos grupos da Associação de Teatro Amador de Cajazeiras (ATAC), das Semanas Universitárias, que ofereciam à cidade eventos culturais como palestras, seminários, exposições de artes, teatro, cinema, feira de artesanato e poesia. Além dos famosos Festivais da Canção do Sertão, que aconteciam anualmente e traziam compositores de todo o Nordeste. A pretensão do I Festival Artístico Cultural Estudantil é resgatar essas histórias e dar continuidade a essas atividades artísticas”, afirmou João.

Para o professor João Paulo, que durante a realização do FACE será discutido a possibilidade de implantação do curso de música no campus. “É pensamento do Instituto Federal de Cajazeiras amadurecer a proposta da implementação de um curso técnico de música, discussão essa que será tema de um debate aberto ao público durante o segundo dia do evento, com o tema: A arte, a cultura e a juventude.

Durante os três dias do evento haverá uma programação que contempla desde apresentações teatrais, oficinas musicais de guitarra e teclado, oficinas de dança e fotografia, minicursos, sessões de curta metragem, exposição de artes visuais e um Festival de Canção. Nesse festival os estudantes do IFPB e de outras instituições devem inscrever músicas autorais e inéditas que serão apresentadas na segunda e terça-feira (01 e 02 de dezembro). As duas vencedoras de cada dia disputarão a final no dia 03.

Ao fim de cada dia a programação será encerrada com a participação de alguns grupos musicais, como a banda AbradOs Zoio de João Pessoa, que fará a abertura do evento e a Banda de Rock The Clivis da cidade do Crato no Ceará, que trará um show cover do grupo Engenheiros do Hawaii. Os interessados em inscrever suas músicas no Festival da Cação, devem acessar o site da instituição em Cajazeiras, para maiores esclarecimentos.


fonte: IEPB-Cajazeiras

Nenhum comentário: