terça-feira, 4 de novembro de 2014

Marcélia Cartaxo é homenageada em festival de cinema do PE




A coordenação do Curta Taquary divulgou os homenageados da sétima edição do evento. Os escolhidos são o cineasta pernambucano Marcelo Gomes e a atriz paraibana Marcélia Cartaxo, ambos conhecidos em várias partes do mundo devido à produção cinematográfica. Eles participarão do evento, marcado para ocorrer de 17 a 28 de novembro em Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano.
Marcélia Cartaxo é reconhecida pelo personagem Macabéa, de “A hora da estrela” (1985), filme adaptado da obra de Clarice Lispector e com o qual ganhou o Urso de Prata, prêmio do Festival de Cinema de Berlim (1986). Assim, foi a primeira brasileira a receber a comenda.

Natural de Cajazeiras (PB), Cartaxo atuou em mais de 15 produções no cinema e está no longa-metragem “A história da eternidade” (2014), de Camilo Cavalcante. Atuou ainda em “Madame Satã” (2002), “O céu de Suely” (2006), “Baixio das bestas” (2007), entre outros. Ela estreou em 2003 como diretora no curta-metragem “Tempo de ira” e também é pesquisadora de atuação, bem como desenvolve oficinas para iniciantes na área.
    Festival    

Neste ano, o Curta Taquary – Festival Internacional de Cinema traz o lema “Cinema para todos” e exibirá 223 produções em 31 mostras. Durante a programação, haverá três competitivas: “Nacional” (ficção, documentários e animação), “Primeiros Passos” (de diretores estreantes) e “Dália da Serra” (com capacitados por oficinas do festival).
Segundo a assessoria de imprensa do evento, na programação haverá ainda oficinas ministradas por André Dib, Quiá Rodrigues e Marcélia Cartaxo. E terá lançamento de livros, feira multicultural e mostras especiais. O ator, professor e crítico de cinema Jean-Claude Bernardet – homenageado na edição anterior do evento – também estará neste ano, ministrando um seminário. O acesso será gratuito.

fonte: G1

Nenhum comentário: