quarta-feira, 5 de novembro de 2014

José João da Silva - O Mestre de Obra das Fachadas e Casarões de Cajazeiras.





  C U R I O S I D A D E:     

O Mestre de Obras José João da Silva nasceu em Cajazeiras no ano de 1881. Era filho de João José da Silva e Alexandrina Maria de Jesus. O mestre José João, era casado com Alice Meireles (Dona Lica), com quem teve 07 filhos: Valdenora, Maria (Mariinha), Pedro, Walmira, Waldenir (Wanda), Walmir e Aldenir (Mãe do Médico, Deputado Estadual e do candidato prefeito de Cajazeiras Aldemir Meireles de Almeida).

Nas décadas de 20, 30 e 40, José João se destacou na construção civil de Cajazeiras, como uma espécie de principal arquiteto dos desenhos das fachadas da cidade. Ele construiu vários prédios de destaques na paisagem da cidade e grandes casarões com características marcantes da época, onde eram desenvolvidas nas fachadas, o estilo eclético, verdadeiras obras de artes para os padrões sertanejos da primeira metade do século XX. 

Entre esses sobrados e casarios, se destacam no perímetro urbano de Cajazeiras, principalmente no centro da cidade, o antigo Hotel Oriente, o Casarão do Coronel Peba, a Casa do professor Crispim Coelho - na Avenida Padre Rolim, a Igreja Nossa Senhora de Fátima e o belíssimo prédio onde hoje funciona a Danielly Boutique, na Praça Coração de Jesus - antigamente Praça dos Carros.

José João da Silva que obviamente era avô paterno do atual Deputado Estadual José Aldemir, foi também um dos sócios fundadores do Grêmio Artístico de Cajazeiras, entidade social que agregava artífices, ou seja, artesãos, artistas e similares, fundado por iniciativa do Mestre Enéas, um alfaiate afrente do seu tempo, de ideais socialista - entendida na sua época como comunista.

por Cleudimar Ferreira





imagens / referência:

1. Foto (3x4) do Mestre de Obras José João da Silva.
2. Fachada do Casarão Boa Vista. Foi residência do Cel. Zuca Peba  
3. Casa onde morou o Professor Crispim Coelho.
4. Antigo Hotel Oriente, construído em 1920 pelo Cel. Joaquim de Souza Rolim Peba (1872-1934), para ser a clínica médica do seu filho João de Souza Rolim Peba, Dr. Juca Peba. 
5. Prédio onde funcionou a antiga Casa Ypiranga, hoje Danielly Fashion (Boutique de Vilmar) 
6. Casa antiga na Av. Padre Rolim
7. Esse belo exemplar da arquitetura armorial sertaneja foi preservada a originalidade da fachada, pertenceu a familia de Júlio Marques. Está situado no Beco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
8. Antiga residência do primeiro oftalmologista de Cajazeiras, Dr. Sabino Rolim Guimarães
9. Casarão que foi residência do Coronel Epifânio Sobreira Rolim

DEIXE O SEU COMENTÁRIO



Nenhum comentário: