terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Embora tarde, a instalação do Museu de Cajazeiras hoje, não passa de um planejamento apenas.

   Opinião:   

por: Cleudimar Ferreira

Grupo Escolar Monsenhor Milanês será a futura sede do Museu

Me parece ser um ligeiro incômodo, somente agora se falar em instalação de um museu em Cajazeiras, se durante muitas décadas, o que se tem dado de contribuição para a preservação da sua memória e de sua história, foi indiferentemente, ter lapidado imoralmente as suas vertigens e destruir os resquícios deixados pelos seus antepassados, que através de muita luta, fixaram suas marcas nas fachadas e frontões de suas residencias e nas calçadas de suas ruas; que simbolizaram durante décadas, como se deu o processo de povoamento da cidade.

Muitos desses resquícios, representados pelo minguado conjunto arquitetônico de formação e estilo eclético; Edificações que se por pouco tempo ainda estão em pé, mais que na sua maioria, não existe mais; ou foram descaracterizados da sua originalidade, ou foram sumariamente derrubados na sua totalidade.






Ademais, os poucos objetos de uso social deixados pelos seus pioneiros - fundadores, praticamente foram abandonados, perdidos, doados ou roubados. O que restou, umas duas ou três espadas; um coleto que pertencia ao pai do Padre Rolim - Vital de Souza Rolim e um vestido que supostamente seria de Mãe Aninha; esse material na década de 80, estava sendo guardados em salas/subsolos do Colégio Diocesano, espaços não apropriados, sujeito as intempéries do tempo. 

O que restou de registro da memória do Padre Rolim, é uma incógnita se afirmar que ainda existe. As duas comendas, por exemplo, pertencentes ao religioso cajazeirense que foram doadas pelo Imperador Dom Pedro II; uma estava no Instituto Histórico da Paraíba, juntamente com partes de algumas peças do mobiliaria do padre mestre, mas que misteriosamente, já não se encontram mais naquela instituição. A outra comenda, quando do falecimento do Padre Rolim, ficou com parte da família do religioso que residia na época no cariri cearense. Hoje, não se sabe ao certo se ainda está em mãos dos parentes do padre naquela região do Ceará. 

     
Desse modo, Cajazeiras como cidade importante no alto sertão, que tem trazido juntamente com o percurso da história moderna, a saga dos seus desbravadores e as conquistas sociais de sua gente, já merecia a muitos anos ter no seu conjunto urbano, não só um museu, mais vários. Isso porque, cidades bem mais nova do que Cajazeiras; de importância menor no contexto histórico da região, ou já tem o seu memorial de fundação ou já tem o seu museu representativo, que conta com foi origem de seu povo.  Só para referendar o exposto, sito as cidades de Poço de Zé Moura e Triunfo, praticamente vizinhas de Cajazeiras, porém preocupadas em conservar o seu passado e os seus objetos históricos. 

Memorial Zé de Moura - Museu e Auditório
Em Poço de Zé de Moura, há um memorial composta de auditório e museu Zé de Moura. No município de Triunfo, há também um memorial com objetos representativos sobre o confronte entre sertanejos daquelas paradas e as forças leais a sua majestade o imperador D. Pedro II, que prendeu Frei Caneca, líder da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador.

No caso de Cajazeiras, o seu merecimento está muito além de um "museuzinho" simbólico. Pois a cidade, tem sobrepujado as demais cidades do sertão em diversos campos das linguagens artísticas e culturais, e isso o credencia a ter um número maior desses equipamentos públicos e não só um, no imprensado e resumido espaço do Grupo Escola Monsenhor Milanês, como tem pensado os que estão à frente do projeto de instalação do museu.


O casarão de Epifânio Sobreira seria um local ideal para
ocupar o futuro museu de Cajazeiras.

Ora, a cidade merece mais. Merece um museu histórico, por que só de cidade (fora o tempo povoado e vila) Cajazeiras já ultrapassou os 150 anos. Merece um museu diocesano, pois a mitra diocesana chegou este ano de 2014 aos seus cem anos de instalação. Se formos pensar bem, a cidade por ter se consolidado como a principal promotora de cultura e arte do interior paraibano, bem que já merecia ter o seu museu de arte moderna; ter também “um” da imagem e som e um memorial alusivo as obras dos nossos inesquecíveis Zé do Norte e Ivan Bichara Sobreira.

Portanto, se a ideia da implantação desse museu for realmente concretizada, esse equipamento tão importante; sonhado por longos anos pela sociedade cajazeirense; já chaga tardiamente e sem muito alarde. Se assim for, qualquer forma de precipitação ou pressa na edificação do mesmo, poderá influenciar no perfil de um museu que a cidade não merecia."um antiquário composto de amontoadas peças de uso doméstico, que no tempo, perderam sua utilidade social e que nada simboliza, representa ou acrescenta a história da cidade."  

   

Nenhum comentário: