quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Com "ese" ou com "cê", Cajazeiras merece um lindo alvorecer.

    Cajazeiras tem Concerto!    








por Eduardo Pereira.................................................................


No último dia 23 de dezembro tive a oportunidade de assistir a um concerto de música clássica em Cajazeiras. Mais precisamente em frente à Prefeitura Municipal, exatamente onde antigamente se realizavam as concentrações do sete de setembro e ouvíamos as bandas de músicas dos colégios da cidade e mais a do Tiro de Guerra rufarem seus taróis e soarem seus trompetes.

Os realizadores tiveram a preocupação de colocar muitas cadeiras para o público apreciar o espetáculo confortavelmente, mas mesmo assim ainda ficou gente em pé, o que não retirou o brilhantismo do show. A ficha técnica de cada música era informada por uma apresentadora e o público ouviu atentamente o repertório e aplaudia a cada término de música. Foi anunciado que havia um componente do grupo de apenas 12 anos de idade. Que muitos garotos nessa faixa de idade se matricule nesse projeto para termos futuramente nossa Orquestra Sinfônica de Cajazeiras.

Através do PRIMA – Programa de Inclusão Através da Música e das Artes, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, que é inspirado no Sistema de Orquestras Juvenis da Venezuela, criado em 1970, é concedido instrumentos musicais à prefeitura para a garotada integrada à orquestra se dedique a essa vertente musical, o que diferencia totalmente da massificação do forró e do carnaval, que seguem seus rumos normalmente. Cajazeiras e mais uma dezena de outras cidades paraibanas, aproximadamente, se beneficiou dessa ideia genial do governo estadual. Quem sabe futuramente veremos no calendário nacional de música clássica, a exemplo do Festival de Inverno de Campos do Jordão, um dos festivais mais importantes de música clássica, teremos o Festival de Verão de Cajazeiras. A caminhada começa com o primeiro passo, já disse alguém sabiamente.

Que não se duvide dessa ideia da orquestra de música clássica cajazeirense, pois se puxarmos pelo cordão da memória nos depararemos com a inovação da banda de música exclusivamente feminina Santa Cecília, criada na década de setenta pelo saudoso maestro Esmerindo Cabrinha, a quem conheci proximamente, pois éramos vizinhos e já falei dele em textos antigos aqui publicados.

Com a criação do Museu da Cidade, já estabelecido em lei; com a ampliação do Teatro Ica prestes a ser concluído, assim espero; e agora essa perspectiva da música clássica, teríamos um tripé cultural que daria credibilidade a algum empresário arriscar na construção de uma sala de cinema, já anunciado há algum tempo mas até agora não concretizado.

Será que estamos vislumbrando para Cajazeiras, além do polo educacional já consolidado, um polo cultural de base sólida?

Teatro, museu, cinema, música clássica, universidade, sete emissoras de rádio, um jornal impresso semanal, uma TV online expandindo cada vez mais sua grade de programação, rede hoteleira expressiva para comportar turistas... É ou não é um polo cultural?

Sim, já sei, você, caro leitor, está querendo me lembrar que faltou algo muito importante. Lógico que eu me lembrei. Aí seria fechar com chave de ouro: O aeroporto!





Nenhum comentário: