quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Odontólogo de Cajazeiras divide sua profissão com a paixão pelas Artes Plásticas.


A arte é uma expressão livre, que aflora de forma espontânea e particular. Pode ser também entendida como uma ação determinante do sentimento que todo ser humano carrega dentro de se, em ralação ao meio em que está introduzido ou não, e que a sua manifestação, em determinado tempo, independe da sua condição social ou cultural. Razão pelo qual não está oclusivo se este é um artista convicto ou simplesmente é um ser possuidor de virtudes para produção artística. 

É caso do cirurgião buco-maxilo-facial cajazeirense Talvane Sobreira. Além de exercer com competência a atividade com a qual trabalha no dia-a-dia, ele com sensibilidade e presteza, esbanja bom gosto pelas Artes Plásticas. Quem visita o seu novo ambiente de trabalho em Tambauzinho, João pessoa/PB, percebe em loco que nas paredes há telas pintadas por todo ambiente. São pinturas, gravuras, desenhos e até esculturas. Verdadeiras obras de arte elaboradas com uso de materiais diversos como tinta a óleo, carvão, grafite, todas assinadas por ele mesmo. Na entrada de sua clínica, no piso, há também com destaque um brasão elaborado pelo odontólogo/artista, que chama prende a atenção de quem ali visita. 

"Esta pintura é minha homenagem àqueles que nunca, nunca deixaram 
de ser os verdadeiros filhos de sua terra e que lutaram por ela, 
por apenas um motivo: a paixão por ela."

A intimidade de Talvane Sobreira com a arte, principalmente com o desenho é surpreendente, afirma seus colegas de trabalho do Hospital de Traumas e Orto-trauma em Mangabeira, onde também trabalha. “Ele tem um hobby que vem chamando a atenção dos amigos e admiradores do seu trabalho. Ele adora desenhar rostos e traços de faces e animais, e isso vem rendendo elogios e até encomendas das pessoas mais próximas.” 



Talvane Sobreira é natural de Cajazeiras/PB, nascido em 25 de março de 1962. Reside em João Pessoa onde divide sua atividade de Odontólogo, formado pela UFPB e a paixão pela a arte. Sobre a sua relação com a cidade de Cajazeiras, ele escreveu assim para Blog do Dirceu (sete candeeiros): “Minha infância foi marcada por idas e permanências em solo sagrado da família, em Cajazeiras, no qual nunca via, em minha meninice, resultado algum. Pessoas persistentes na labuta do dia para o pobre vislumbre do futuro difícil. E assim, vivi a minha juventude e o meu amadurecimento chegando aos anos de adulto sem ver.... O que queria ver. Entendi então que a luta pela vida depende apenas de uma paixão. Seja ela qual seja, mas tem que ser uma paixão. Pela mulher, pela profissão, pela família, pela filha ou pela terra. Ah, minha terra que tanto amei, e que a distância do tempo me fez ter saudade.”














fonte: blog setecandeeiroscajá e facebook de Talvane Sobreira 

Nenhum comentário: