segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Teatro Íracles Pires completa 30 anos com nova direção e esperando conclusão de reforma e ampliação.

fonte: destaquepb



O Teatro Íracles Pires (Ica), na cidade de Cajazeiras (PB), completa seus 30 anos de fundação nesse dia 26 de janeiro à espera da conclusão das obras de reforma e ampliação que vem se arrastando há vários meses. O Ica, no momento, passa por reforma e ampliação.

Com o início da segunda gestão do governador Ricardo Coutinho, já assumiu a direção do Ica o músico e articulador cultural Osvaldo Moésia, que pretende implantar uma nova forma de administrar o Teatro, expandindo a sua atuação com ações e atividades itinerantes, levando oficinas, cursos, apresentações teatrais, de dança e de circo, exibição de filmes paraibanos nas comunidades urbanas e rurais de Cajazeiras e na 9ª Região de Cultura de Cajazeiras, em parceria com o novo articulador cultural regional, o teatrólogo Orlando Maia, e com as Secretarias Municipais de Cultura.

Para ele, os 30 anos do Teatro Ica, que leva o nome de um dos maiores ícones das artes cênicas da cidade e foi conquistado graças à luta da classe artística, é motivo de muito orgulho e alegria Cajazeiras.

“Após o final das obras em sua estrutura física, teremos uma das maiores casas de espetáculos cênicos do interior nordestino”, disse Moésia, acrescentando que a SUPLAN estipulou um prazo à empresa responsável para concluir as obras até o final de março.

Vinculado à Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC), o Ica já teve como diretores: Ubiratan Di Assis, Chagas Amaro, Antônio dos Anjos (Dr. Toinho), Jocélio Amaro, Rivelino Martins, Francisco Hernandes, Aguinaldo Rolim, Júnior Terra, Beethoven Ulianov e Orlando Maia.

Oficina:
Osvaldo Moésia já anuncia para o início de março uma Oficina de Teatro para Cajazeiras, via Departamento de Teatro da FUNESC, a acontecer no Miniteatro Geraldo Ludgero, no Centro Cultural Zé do Norte, pertencente à Secretaria de Cultura do Município (SECULT).

Como era o Teatro Íracles Pires antes de ser demolido para a reforma e ampliação

Como estava a reforma do Teatro Íracles Pires em Dezembro de 2014.

Como ficará o Teatro Íracles Pires após as reformas e ampliação de sua área.





Nenhum comentário: