quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Anos Dourados da Varig em Cajazeiras.



M E M Ó R I A (Em fotos)

Nos tempos da Varig em Cajazeiras era assim: Você pegava o avião no hoje desativado Aeroporto Antonio Tomaz e rumava para o sul do país. Bastava ter dinheiro. E muito dinheiro. E olhe... naquele tempo o tempo era mais atrasado do que o de hoje. Um motivo para se refletir e fazer as seguintes perguntas a quem poder responder: "porque Juazeiro do Norte/CE, atravessou o tempo, chegou a modernidade de hoje sabendo manter a sua linha aérea regular de passageiros e Cajazeiras não? será que foi um vacilo dos nossos representantes? da nossa inoperante classe política?"   

Pois bem, estas duas imagens, representa os anos dourados da nossa Cajazeiras. Elas mostram como se ostentavam na década de 50 - precisamente 1955, uma parte da sua privilegiada sociedade. Aquela que detinha na época o poder da cidade. As imagens foram produzidas no antigo Aeroporto Antônio Tomaz, quando nesse aeroporto havia uma linha regular, operada por aviões bimotores DC 3 posantes e seguros da Varig e da empresa Viação Real. Os voos saiam do Recife/PE; fazia escala em Cajazeiras/PB e Fortaleza/CE e chagavam em São Luiz/MA. 

Chagada da Miss Cajazeiras de João Pessoa. 
Dr. Ruy Formiga, Dorinha Arruda, seu Hernane, Marta (a miss), 
seu pai, Chico Rolim e Porssidônio. 


A primeira, mostra o então prefeito da cidade, na época, Arsênio Rolim Araruna e sua esposa Idelzuíte Meireles Araruna, ladeado por familiares, momentos depois de desembarcarem no aeroporto cajazeirense, vindos de São Paulo. A segunda, mostra Seu Leitão, outra figura representativa da elite de Cajazeiras, bastante conhecida na cidade, rodeados de correligionários, quando desembarcava ou se preparava para embarcar num avião da Real em nosso aeroporto. E a ultima, terceira, destaca também Seu Leitão e Benvinda a lado de Ivon Gomes e Rosa e logo abaixo, o Sr. Alcindo Xavier.


Alunas do Colégio Nossa Senhora de Lourdes em visita
ao Aeroporto Antônio Tomaz, nos anos 50.

O  A E R O P O R T O (História)

O Aeroporto Antônio Tomaz ou Campo de Aviação como era carinhosamente chamado pelos cajazeirenses, tinha essa denominação em homenagem ao seu primeiro aviador, o Senhor Antônio Tomaz, proprietário do primeiro avião bimotor de Cajazeiras. Ficava na região sul da cidade. Durante um bom tempo foi o principal aeroporto de Cajazeiras. Nas duas imagens abaixo, podemos ver dois momentos distintos do velho e histórico aeroporto. A primeira revela um grupo de operários trabalhando na construção da pista de pouso e decolagem. A segunda, uma recorte de jornal que apresenta um dos balancetes com percentual de voos de embarques e desembarques no ano de 1966 e nos meses de janeiro, fevereiro e março de 1967. O já extinto aeroporto teve sua construção iniciado no início da década de 50, através de empenhos do então Ministro de Aviação e Obras Públicas, José Américo de Almeida.


Entre os operários, podemos destacar os senhores Severino Cordeiro,
Arsênia Araruna e Zé Coração. Foto de Amilton Gomes Amorim

Demonstrativo do Balancete Financeiro 
de embarques e desembarques







Nenhum comentário: