terça-feira, 28 de abril de 2015

Boas Notícias Para os Artesões Cajazeirenses





A Economia Solidária representada pelas artesãs de Cajazeiras - louceiras e louceiros; Osvaldo Moésia, Zélia Oliveira e Marlene Roberto - representantes do Coletivo Cultucar; Secretário de Cultura de Cajazeiras, Aguinaldo Cardoso; Rivelino Martins - Coordenador Regional da Gestão do Governo do Estado e Prefeita Denise Albuquerque; estiveram em reunião, ontem, dia 27, para discutir e planejar a abertura do Mercado do Artesanato, bem como da Economia Solidária de Cajazeiras , que poderão serem instalados no prédio onde hoje funciona o Açougue Público Municipal, que fica no centro da cidade. A fixação dos dois órgãos em Cajazeiras é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.  


ANTES...


Antes, a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, na busca experiências para criar o polo do artesanato de Cajazeiras, esteve visitando no dia 25, o Centro Cultural Mestre Noza, na cidade de Juazeiro do Norte/CE. O referido centro é referência no artesanato da região cearense e em nível de Brasil, inclusive foi tema de reportagem da TV Cultura e TV Globo.

O centro nasceu em junho de 1983, a partir do Encontro de Produção de Artesanato Popular e Identidade Cultural. Conta com uma média de 195 artesãos cadastrados. As peças são exportadas para Europa, incluindo países como Inglaterra, França e Espanha; para os Estados Unidos, Canadá e Japão.

A intenção da Prefeitura Municipal de Cajazeiras é buscar a experiência de como funciona este importante centro do artesanato, para nortear na elaboração do projeto de criação do polo do artesanato de Cajazeiras, que deverá ser elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Cultural de Cajazeiras.

“Umas das primeiras missões que a Prefeita Denise Albuquerque me incumbiu, assim que eu assumi a secretaria, foi elaborar este projeto com a intenção de valorizar a preservação e a transmissão da identidade cultural regional e dos saberes tradicionais e, principalmente, proporcionar emprego e renda”. Disse Kaliel Conrado.




fonte: Assessoria da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico.

Nenhum comentário: