sábado, 4 de abril de 2015

João Rodrigues Alves: Um ajudante de cargas que virou o dono da Andorinha e da Princesa do Seridó.

por: Philippe Figueiredo

João Rodrigues, a direita ao lado do também
empresário Raimundo Ferreira

Quem transita pelo bairro dos Bancários em João Pessoa, passando pela sua principal Avenida do Carrefour até as imediações do Shopping Sul, na sua maioria, não sabe o nome daquele importante logradouro. Ao invés disto, ela é conhecida como a “principal dos Bancários”. Bom, para quem não sabia, e não sabe, aquela avenida chama-se empresário João Rodrigues Alves e com toda certeza, quase ninguém sabe quem foi este ilustre cidadão e empreendedor de sucesso.

O começo

João Rodrigues Alves nasceu na cidade de Serra Negra, Rio Grande do Norte no dia 5 de julho de 1912 e posteriormente mudou-se para cidade de Areia, Paraíba. Logo após, muda-se para São José de Piranhas e em seguida Cajazeiras de onde nunca mais saiu. Na certidão de nascimento consta apenas o nome de sua mãe dona Tereza da Conceição. Aliás, ele sempre di­zia, sem constrangimento, ser filho de lavadei­ra e de pai ignorado. Orgulhava-se de não ter frequentado escolas e de ter começado a traba­lhar aos 12 anos de idade, como calunga de caminhão, que na verdade é a mesma coisa de ajudante. Ao atingir a maior idade, adquiriu carteira de habilitação de motorista profissio­nal e daí por diante avançou na vida. Em 1934, João já melhorara um pouco sua situação financeira, e adquire um caminhão (caçamba de madeira) passando a transportar material (pedra e barro) para o DNOCS na construção do açude de Boqueirão de Piranhas (Engenheiro ávidos), onde morava com a esposa (recém- casados) na casa de número 09, da rua principal.

Modelo de Caminhão Misto, usado pelo Empresário para
transportar passageiros na região de Cajazeiras

 João encontra a prosperidade em Cajazeiras

Com o fim da construção do açude, em setembro de 1937, João Rodrigues passou a residir em Cajazeiras, levando suas economias, fruto de seu trabalho, suficiente para comprar um caminhão novo, com boleia larga, confeccionada em madeira, adaptada para carregar cargas e passageiros e assim passou a transportar, principalmente, algodão em pluma dos maquinismos de Galdino Pires, em Cajazeiras e Antônio Gomes Barbosa, de São José de Piranhas, para Campina Grande, sempre com a boleia lotada de comerciantes que aproveitavam a viagem para fazer suas compras e transportá-las aproveitando a volta do mesmo caminhão. Mas ele não só servia transportando a mercadoria como também fazia o papel de cicerone para muitos desses comerciantes, e mais precisamente àqueles que viajavam pela primeira vez, e ainda servia de avalista, no ato de eventual compra feita a prazo.

Eliete, a filha, embarca de Cajazeiras em um
dos  ônibus da Viação Andorinha 

Ônibus da Viação Andorinha estacionado, na Garagem


Nasce a Viação Andorinha

O sucesso neste ramo, a necessidade de transportar mercadorias e passageiros, por estradas de chão batido (a BR-230 foi asfaltada a partir de 1968) faz com que João se torne um dos maiores empresários de Cajazeiras, bem como da região a partir de 1958. Possuía uma frota composta de vários caminhões e alguns ônibus, servindo para transportar cargas, de modo geral, inclusive combustíveis e também passageiros para Campina Grande. O ônibus que fazia essa linha era conhecido como “a sopa de Seu João". A partir de 1958, surge a Viação Andorinha que foi pioneira na linha com itinerário registrado no DER-PB (na década de cinquenta) de Cajazeiras - Campina Grande, estendendo-se mais tarde até João Pessoa e Recife, e na proporção que desenvolvia seu plano de expansão ia também interligando Cajazeiras, Campina Grande e João Pessoa com novas linhas, a várias outras cidades paraibanas, como: Sousa, Patos, Pombal, Triunfo, Brejo das Freiras, Uiraúna, Conceição, São José de Piranhas e Bonito de Santa Fé. Nos anos 60 e 70, a Viação Andorinha passa a ser uma das principais empresas de ônibus do estado, fazendo concorrência com as Viações Gaivota e Patoense.

Viação Patoense, empresa concorrente da Viação Andorinha.

João Rodrigues passa a expandir seus negócios não só na cidade de Cajazeiras, onde além da Viação Andorinha mantinha um posto de gasolina, uma casa de peças e pneus e era sócio da revenda Volkswagen na cidade. Passou a atuar também no Rio Grande do Norte onde em 1966, adquire do empresário da cidade de Caicó Manoel de Neném a Viação Princesa do Seridó juntamente com suas linhas: Natal x Cajazeiras via Caicó; Natal x Caicó; Natal x Currais Novos e Natal x Crato, esta linha foi criada já na administração da Andorinha. A administração da Princesa do Seridó ficou a cargo do seu filho mais velho José Rodrigues, o Zezinho. Aliás, seus filhos, somente Zezinho e Paulo Rodrigues, ainda adolescentes, foram os únicos filhos integrados como sócios na firma do pai e com ele trabalharam até a sua morte.

Quiché da Viação Andorinha em Patos

Personalidade simples e forte

Ele era uma pessoa extrovertida, orgulhava-se de tudo que fez e de tudo que foi na vida; não gostava de bajular e nem de ser bajulado. Também não gostava de etiqueta nem de protocolo; não tolerava exibicionismo. Tanto assim que quando alguém o procurava, mesmo para tratar de assuntos comercias, trajando terno e gravata, ele perguntava em tom de ironia, se era vendedor de livros ou pastor protestante, e para surpresa do excêntrico visitante justificava-se dizendo que não sabia ler e nem entendia de religião. Era avesso ao diálogo. Suas decisões eram tomadas de rápido improviso. Detestava vagabundagem. Para ele todo mundo era obrigado a trabalhar para ter condições de garantir, no mínimo, sua própria sobrevivência.



Expandindo os negócios (aquisição da viação Princesa do Seridó)

Pensava assim, talvez, pela sua condição de homem pouco letrado - todavia de visão empreendedora. Certa vez comentou: “não tem quem acabe os desvios nas empresas, principalmente no meu ramo. Por mais que bote fiscalização, os cobradores e os motoristas fazem seus desvios! Por isso é que luto para que os desvios não passem de 5% do faturamento, aí tá no custo”. Contava-se que quando chegavam mercadorias, ele chamava seu filho mais velho para ler a nota fiscal, só conhecia os números.

Viação Andorinha em Patos/PB

Em nenhum momento ele se distanciou de seus negócios - fosse trabalhando, viajando ou se divertindo. Sabia como ninguém aproveitar todos os momentos que a vida lhe oferecia. Era questão dele, se fazer presente a todas as solenidades - fosse cívica, religiosa, social ou política. Nas quermesses, por exemplo, ele não só comparecia como animava os leilões, extrapolando os preços dos brindes leiloados, para atormentar os que tinham pena de gastar. Sua contribuição, de modo geral, era espontânea e significativa. Diante de sua popularidade na cidade.

João Rodrigues ao lado de Antônio Ferreira em
um Comício em Cajazeiras.

Política e morte prematura

João Rodrigues tinha gosto pela política e assim estreia na política, elegendo-se vice-prefeito em 1972 e na verdade foi seu primeiro e último mandato, pois faleceu no exercício do cargo. Seu João falece aos 65 anos em 1977 no auge de sua carreira empresarial e política, deixando suas empresas para esposa e filhos.


João Rodrigues, ainda jovem. 


Sem "seu João" no comando, as coisas não são as mesmas

Com o falecimento de seu João, seus filhos passam a tocar os negócios, mas sem o mesmo ritmo e tino comercial do pai e em seis anos, a Princesa do Seridó e a Andorinha não existiam mais. A Seridó vendeu suas linhas Caicó x Natal e a Currais Novos x Natal para a Jardinense e a linha Natal x Cajazeiras possivelmente foi desativada. O restante da empresa juntamente com a linha Natal x Crato foi vendida para a Gontijo em 1983. A Andorinha foi vendida para a recém-criada TransParaíba em 1982, com suas linhas bem como seus carros. Das linhas citadas, boa parte delas foram extintas ou suprimidas como é o caso da Campina Grande x Cajazeiras, S. José de Piranhas x João Pessoa e Campina Grande x Sousa. A linha João Pessoa X Bonito de Santa Fé permaneceu até 1999, quando foi mudada para a cidade de Conceição sendo esta, a partir de então João Pessoa X Conceição via Cajazeiras. A linha Conceição x Cajazeiras foi desativada em 2000 e reativada em 2009 para fazer conexão com as linhas para Brasília.

As linhas que pertencia a Viação Andorinha,
passaram para Trans Paraíba.
 

Legado

João Rodrigues Alves foi um dos maiores empreendedores do estado sem dúvida alguma. Mesmo sem saber ler e escrever construiu um patrimônio incrível à custa de muito trabalho e dedicação, numa época de muitas dificuldades. Cajazeiras deu dois grandes empresários dos transportes como o próprio João e Raimundo Ferreira da Viação Brasília embora que, ambos não tenham nascidos em Cajazeiras, mas retribuíram em forma de trabalho e progresso o acolhimento que esta cidade lhe proporcionou.





Fonte:  Portal Ônibus Paraibanos
Imagens: Paraíba Bus Team

2 comentários:

Unknown disse...

Trabalhei na Andorinha como motorista, de 01/12/1968 a 15/02/1975, iniciei na linha CAJAZEIRAS x Crato depois Cajazeiras x Conceição via Pombal por último corujão São José de Piranhas x João Pessoa, meu nome é Nilson Paulino de Brito, filho de Raimundo Brito hoje moro em Brasília, desde 1975,tenho orgulho de ter participado do quadro de foncionario desta grande empresa.

Anônimo disse...

Que legal meu nobre, sou motorista rodoviário filho de Severino Ernesto que trabalhou na andorinha nos anos de 1977 a 1980 ele amava essa empresa.