domingo, 31 de maio de 2015

José Adelgides Bastos, o precursor do rádio cajazeirense.

por: Cleudimar Ferreira

José Adelgides Bastos (in memorian)

oda cidade, seja ela de porte média, grande ou que perfil ela tenha, sempre haverá um nome que se destacará em cada atividade do setor comercial, empresarial; mesmo que essa seja apenas o básico ou algo mais supérfluo, para uma boa e sucedida prestação de serviço a sua comunidade.

No caso de Cajazeiras, a sua história viu nascer em épocas distintas, boas e sucessivas ações nesse campo, que o colocou sempre à frente das demais na sua região. Umas dessas iniciativas de sucessos que a sua sociedade acolheu, prestigiou e contribui para o seu crescimento, foi sem dúvida a radiodifusão. E um dos seus percussores nesse ramo, de tantos abnegados nesta área na cidade, foi com mérito o Sr. José Adelgides Bastos - talvez um dos maiores nomes da radiofonia de cajazeirense.

Do seu cativado Interesse por eletroeletrônicos, José Adelgides, fundou no dia 30 de junho de 1960 a NPR (Norte Publicidade Radiofônicas). Ainda hoje em funcionamento. A NPR já passou dos 50 anos em operação e é considerado por muitos um dos mais tradicionais sistemas de comunicação do interior paraibano. Instalado na Praça Camilo de Holanda, zona sul da cidade, a Rádio Alternativa tem uma programação extensiva ao público, atendendo pedidos musicais dos ouvintes, cobrindo praticamente toda a cidade.

Além de sua iniciativa no campo da radiodifusão e culminou na criação NPR, José. Adelgides desempenhava uma outra função, a de comerciante de material eletroeletrônico, estabelecido desde 1967 com a “Casa Norte” no centro comercial de Cajazeiras. A “Casa Norte”, fundada também pelo próprio, é uma das antigas lojas de Cajazeiras que rompeu o tempo e que ainda continua com suas portas abertas na cidade, em uma das esquinas da Praça Coração de Jesus com a rua da Tamarina.

imagem da Casa Norte (na esquina).

Através dos seus dons para o rádio, José Adelgides nas horas de precisão chegou a fazer cobertura radiofônicas para DRC (Difusora Rádio Cajazeiras), fundada em 1938, quando esta, em 15 de novembro de 1953, ainda era um mero Serviço de Alto Falante. Dessa sua forte ligação com o rádio, José Adelgides se tornaria mais tarde, em 19 de março de 1964, ao lado de Mozart Assis (in memorian), um dos grandes responsáveis pela fundação definitiva da DRC (Difusora Rádio Cajazeiras), estendendo o velho sistema de som em operação para uma definitiva estação de rádio, a qual se dedicou mais de 30 anos de serviços a esta emissora.

Mas as atividades do Sr. José Adelgides, no setor de radiodifusão, não se restringiram tão somente a Cajazeiras. A convite de outro empresário de sucesso na cidade, Raimundo Correia Ferreira, José Adelgides se empenhou e colocou em operação, em 05 de julho de 1978, a Rádio Cultura de Várzea Alegre/CE. Através do seu trabalho na instalação da rádio, José Adelgides, teve seu nome citado nos estatutos da emissora como sócio/diretor, o que pareceu ser uma forma encontrada por Raimundo Ferreira, para prendê-lo no comando técnico e na direção daquela recente empresa de comunicação. Mesmo assim o mesmo preferiu volta a sua terra natal Cajazeiras.

Apesar da sua estreita ligação com a radiofonia, o seu vocacionado mesmo era a atividade comercial, que por um capricho da vida, mesmo sendo formado em contabilidade, essa profissão praticamente ele nunca exerceu. Era casado com a Senhora Arlinda Mangueira Bastos com quem teve sete filhos. As gerações do passado e do presente do rádio sertanejo paraibano, deve a José Adelgides todas possibilidades possíveis que impulsionaram o sucesso da radiofonia na região de cajazeiras, e que facilitaram o sucesso de muita gente nesse setor. Uma prova que a sua contribuição para consolidação do rádio sertanejo, não foi em vão, mas absolutamente regado de desafios e conquistas que ficarão registrada na história do rádio paraibano. José Adelgides Bastos, faleceu recentemente de insuficiência respiratória aos 86 anos. 


ANEXO COM IMAGENS DE JOSÉ ADELGIDES

Salão do Cajazeiras Tênis Clube. Maria José, Valmir Lima (encoberto)
Carlos Alencar, José Adegildes, (...) e Carlos Paulo.
 

Salão do Cajazeiras Tênis Clube em 1963
Gilberto, José Adegildes, Maílson da Nobrega, 
Marcos Bandeira, Pedro Pio e (...)



DEIXE O SEU COMENTÁRIO.

   

Nenhum comentário: