sexta-feira, 12 de junho de 2015

ACONTECE:  
                
        Um dos exemplares da chamada arquitetura cajazeirense das primeiras décadas do século passado, o Grêmio Artístico, é transformado em um ponto de desova para restos de móveis velhos, tralhas e trecos domésticos. O local da sujeira é a calçada que fica na parte dos fundos do prédio, na rua Justino Bezerra, onde está instalado (se não estou enganado) a sede do Instituto Histórico da cidade.

       O equipamento que já sofreu durante anos, todo tipo de agressão física e visual na sua estrutura interna e externa; com várias reformas que se sucederam, feitas num proposito de adapta-lo para instalações de repartições ligadas ao comércio da cidade, agora é usado por moradores e comerciantes da rua Justino Bezerra e adjacentes, que sem ter opções para despejos de detritos e lixo; ou não havendo coleta seletiva por parte do poder público do município, se sentem na obrigação de despejar no local tudo aquilo que  é considerado descartável, que está em desuso e não presta mais. 

        O que é grave nisso todo, é que o prédio fica no centro da cidade; é uma edificação antiga; tombado (me parece) pelo Instituto Histórico Municipal, além de ser um ponto de apoio de pessoas que vem de outras cidades para visitar Cajazeiras, fazer compras no seu comércio, principalmente em dias de feira livre. Essa sujeirada toda, como as imagens abaixo estão mostrando, pode passar para esses visitantes, um péssimo exemplo de educação ambiental dos habitantes da cidade, principalmente dos que residem nas proximidades do Grêmio Artístico Cajazeirense.   

Veja as imagens abaixo



  

Nenhum comentário: