quarta-feira, 17 de junho de 2015

Memorial instalado pela Diocese de Cajazeiras, guarda importantes objetos da história da cidade.

Palácio Episcopal de Cajazeiras, sede do Bispado. Cosntruido por Dom Moisés Coelho


Fotos publicadas na página da ac2brasilia, pelo Professor José Antônio Albuquerque, revelam o ambiente de um memorial instalado na Cúria Diocesana de Cajazeiras ou Palácio do Bispo, que segundo José Antônio, “se constitui no mais importante evento comemorativo do centenário de nossa diocese”. 

A Cúria Diocesana, conhecida também por Palácio Episcopal, foi construída no bispado de Dom Moisés Coelho, entre os anos de 1915 e 1932. A sede diocesana, formada pelo Palácio do Bispo e a Capela, compõe um conjunto arquitetônico imponente, tornando em um dos exemplares mais bem preservada da arquitetura histórica de Cajazeiras, no que se refere aos aspectos originais interno, como também, externo. Segundo informações, o palacete passou recentemente por uma restauração.

A designação edificada na sede bispal cajazeirense, pode ser as primeiras cortinas a serem abertas para a fundação do tão sonhado Museu Histórico de Cajazeiras. É bom lembrar, que parte do que restou dos objetos e móveis pertencentes ao Padre Rolim, foram doados ao Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, e que misteriosamente, desapareceram daquele órgão sem deixar referencias nenhuma. 

Cabe a sociedade de Cajazeiras e a sua diocese, cobrar do IHGP, a responsabilidades pelo sumiço dessas peças de valor histórico para cidade e a Paraíba. Se esse material desaparecido do Instituto Histórico, fosse encontrado e devolvido à Cajazeiras; juntando com esses que a diocese tem, que as imagens abaixo mostram, já daria para a concretização um passe importante na definitiva instalação do Museu Histórico ou Diocesano da cidade.

Portanto, já que por enquanto isso não acontece, faço minha as palavras do Professor José Antônio, “Louvamos o empenho de Dom José de resgatar as relíquias e objetos que representam e contam a história da diocese de Cajazeiras”.
por Cleudimar Ferreira


 


leitura das imagens em anexo:
...........................................................................................
01. Cadeiras antigas da sala de visitas do Palácio do Bispo e a Serafina da Matriz
02. Oratório e Chapéu que perteceram, respectivamente a Mãe Aninha e Padre Rolim.
03. Cruz Episcopal do Cardeal Arco Verde e Carimbos com Brasão de Dom Zacarias Rolim de Moura
04. Fechadura da primitiva igreja de Cajazeiras construida por Mãe Aninha

DEIXE O SEU COMENTÁRIO.






fonte: ac2brasília.   

Nenhum comentário: