quinta-feira, 16 de julho de 2015

Expectativa em Cajazeiras para receber seu primeiro festival de cinema.



Cajazeiras se prepara para receber como muita expectativa a primeira versão do seu primeiro festival de cinema. Como uma cidade habituada com seu intensivo movimento cultural, que rompeu décadas, promovendo a arte e revelando talentos nas quatro linguagens que compõe o segmento artístico; o evento vem dar mais ânimo e ascender essa parcela que no passado teve destaque a partir da criação do antigo Cineclube Vladimir Carvalho, onde jovens como Valiomar Rolim, Ubiratan Assis, Marcos Luiz, Nonato Guedes e tantos outros que não me recorde neste momento, impulsionaram em Cajazeiras o debate sobre a produção de cinema nacional, em particular a regional, patrocinada pela efervescência do cinema novo.  

Raquel Rolim - Organizadora
Essa juventude que no passado, participava de jornadas cineclubistas pelas capitais do Nordeste; que promovia a discussão sobre cinema; que debatia sobre filmes de artes; que exibia na biblioteca pública, o melhor do cinema neorrealismo italiano e que desfilava com suas câmeras em Super 8; documentando e produzindo imagens cujo o roteiro era sempre os aspectos culturais, sociais e comportamentais da sociedade cajazeirense dos anos 70 e 80, agora incorpora em Raquel Rolim a ideia de um evento que vem completar esse ciclo, e que a cidade há muito tempo necessitava.

O que se espera agora, depois desse pontapé inicial, é que esse 1º Festival de Cinema, venha com sucesso e continue nos próximos anos com mais vigor, passando no futuro a ser um grande festival, sempre difundindo e incentivando a produção de cinema na região. Estimulando as novas gerações a se engajarem e alimentar o interesse por essa linguagem da arte que fascina e encanta milhares de especadores pelo mundo afora.    

O festival acontecerá no mês de agosto próximo, entre os dias 18 a 20, na Praça do Leblon, a partir das 20 horas. Na abertura do evento, serão apresentados shows de música e de humor com as participações do Mestre Fuba, Emiliano Pordeus, Liss Albuquerque, Jocelio Amaro e Marcio Tadeu.

De acordo com Raquel Rolim, “o festival tem como objetivo incentivar e difundir o cinema, promovendo o encontro do público com as produções, estimulando novas ideias, intercâmbios de novas produções e gerando reflexões através de realização de oficinas, exibição de filmes, homenagens, debates e apresentações culturais”.

Francisco Ernandes - ator homenageado 

Convidados Especiais: 
Joselio Amaro, Emiliano PordeusMestre Fuba, 
Liss Albuquerque e Marcio Tadeu.


 






Nenhum comentário: