sábado, 15 de agosto de 2015

Como foi a eleição para prefeito de Cajazeiras, em 1947, pós redemocratização do país.


Arsênio Rolim Araruna e José Bandeira de Melo (Bizé Bandeira)
Candidatos a Prefeito e Vice, respectivamente eleitos.

Manoel Cavalcante de Lacerda e Acácio Braga Rolim, candidatos 
a Prefeito e Vice, foram os derrotados no pleito. 



Com a deposição do Presidente Getúlio Vargas, em 1945, dando fim a uma ditadura iniciada com o golpe de 1937, acontece em seguida o inicio da redemocratização do país. Em Cajazeiras, dois anos depois, Arsênio Rolim Araruna se tornava o primeiro prefeito constitucional da cidade, eleito pós processo de redemocratização, no dia 12 de outubro de 1947. Ele venceu a eleição contra o seu oponente Manoel Cavalcante de Lacerda, por uma maioria de apenas 126 votos. Ou seja, foram 1.396 votos dados a seu favor contra 1.270 dados ao seu concorrente. O vice-prefeito eleito foi José Bandeira de Melo, o conhecido agropecuarista cajazeirense Bizé Bandeira. 
Bizé Bandeira também foi eleito num processo de eleição direta. Na época, o vice também era votado. Ele obteve 1.796 votos contra 1.352 dados ao saudoso Acácio Braga Rolim. Vale ressaltar que nessa eleição, Romualdo Rolim (irmão de Acácio), foi eleito vereador com expressiva votação. 
Membro de tradicional família cajazeirense, Arsênio Rolim Araruna assumiu a Prefeitura Municipal em 30 de novembro de 1947, cumprindo o mandato de quatro anos, que se encerrou em 30 de novembro de 1951. É considerado, até hoje, como um dos administradores mais íntegros da história política de Cajazeiras. O zelo com a coisa pública ainda hoje é lembrado como a grande marca da sua passagem pela Prefeitura de Cajazeiras. 
Das obras realizadas na cidade, a mais lembrada e destacada da administração de Arsênio Rolim Araruna foi o Mercado Público Central de Cajazeiras, localizado no centro da cidade. 
O ex-prefeito faleceu com 56 anos de idade, em 14 de julho de 1957 - seis anos depois que deixou a Prefeitura Municipal. Segundo os registros históricos, o seu sepultamento foi um dos maiores de Cajazeiras, e provocou grande comoção popular.


fonte: obeabadosertão

Nenhum comentário: