sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Veja os vencedores do 1º Festival de Cinema de Cajazeiras.



Chega ao final a primeira edição do Festival de Cinema de Cajazeiras. O evento que com certeza passará a ser anualmente a nova atração do calendário Cultural da cidade, teve como meta principal, estimular as novas gerações de cinéfilos de Cajazeiras e da região, para o exercício da produção do audiovisual no alto sertão.
O que se espera a partir desse primeiro festival é que os próximos que virão, seja mais lapidado de conteúdo e que possa crescer, tanto na parte de logística como também em outro setor importante em qualquer evento, que é a produção e gestão. Estendendo a sua edição para o máximo, uma semana. Ou seja, se torne um grande festival, a exemplo dos grandes festivais de cinema realizados na Paraíba e no Nordeste.
O sucesso que alcançou essa primeira edição, nos faz pensar mais ainda em um evento maior, porque não! Na altura das tradições culturais da terra do Padre Rolim. Para tanto, há de se pensar em um projeto agregador, que possa capitanear maiores recursos não só do poder público, como também, da iniciativa privada; que possa garantir uma programação mais extensiva e a inclusão de prêmios também para produções de longas e animação.
Como sugestão para edições vindouras do festival, seria interessante que as homenagens não se atenham tão somente a atores, mas, nas imagens e nos feitos daqueles que historicamente tiveram participações importantes, nos primórdios da produção das primeiras imagens de cinema gravadas na cidade, a exemplo de Marcos Luiz e Ubiratan Assis - que deve ter um acervo muito grande de imagens gravadas nos 70 e 80, e tantos outros realizadores de imagens nas bitolas 8mm, 16mm e na mais recente, a VHS. 
Além disso, fazendo um mergulho nesse túnel do tempo, o festival poderá lembrar ainda, as remotas exibições de cinema da cidade; ascendendo os nomes dos primeiros exibidores das nossas primeiras salas, como o libanês João Bichara, Eutrópio; o mambembe, Zé Sozinho - que ganhou recentemente uma homenagem em documentário produzido por um realizador cearense. Nos mais recentes, poderá destacar os nomes de José LyraCarlos Paulino e Eduardo Cesar Guedes, respectivamente, antigos proprietários do extinto Cine Éden.


FILMES VENCEDORES:

Mostra Sertaneja de Curta Metragem
Melhor Filme: Antoninha (Direção: Laercio Filho)
Melhor Fotografia: Quando Batem as Seis Horas (Direção: Mikaely Batista)
Melhor Ator: W. J. Solha (Filme: Antoninha)
Melhor Atriz: Marcélia Cartaxo (Filme: Antoninha)

Mostra Paraibana de Curta Metragem
Melhor Filme: Candeeiro (Direção Adriano Roberto)
Melhor Fotografia: Lourdes Ramalho: um conto contado por ela (Direção: Mikaely Batista)
Melhor Ator: Fernando Teixeira (Filme: O Lobisomem da Paraíba (Direção: Silvio Toledo)

Mostra Nacional de Curta Metragem
Melhor Filme: Reimundo (Direção Mario Vaz Filho)
Melhor Fotografia: Mamãe, Café e Água (Direção: André)
Melhor Ator: Luiz Carlos Bahia (Filme: Reimundo)
Melhor Atriz: Mayara (Filme: Mamãe, Café e Água)

1. Cena do curta: Mamãe, Café e Água  2. Set de gravação do doc: Candeeiro

Imagem do doc: Quando Bate as Seis Horas


Veja abaixo alguns Curtas vencedores do festival:
...................................................................................................................................
Antoninha - Direção: Laércio Filho

Candeeiro. Direção: Adriano Roberto


O Lobisomem da Paraíba. Direção: Silvio Toledo



Nenhum comentário: