sábado, 5 de dezembro de 2015

Do fundo do baú. A história do teatro em Cajazeiras, em 11 minutos.

 "PALCO EM PAUTA", VAMOS RELEMBRAR.











Nesse vídeo abaixo com duração de 11 minutos, produzido a cores em película super 8 e realizado em 25 de março de 1982, pelos atores Everaldo Vasconcelos e Soia Lira; há um pouco da história das artes cênicas de Cajazeiras. 

Em onze minutos, Eliezer Rolim, Ubiratan Assis, Gutemberg Cardoso, Lincoln Rolim, Marcelia Cartaxo e Buda Lira, fazem um balanço do movimento teatral na cidade; falam da trajetória e as perspectivas futuras do nosso teatro. De qualidade baixa, pois foi gravado e película para Super 8, Eliezer, me parece, conversa com o Cônego Luiz Gualberto de Andrade, que no passado teve uma experiência como ator e diretor, produzindo esquetes educativas nas escolas onde foi gestor. 

Ubiratan lembra a trajetória dos grupos de teatro e seus trabalhos até a atualidade; Gutemberg, segue enfocando o mesmo tema, destacando o trabalho do Grupo Boiada; Lincoln, conta como foi a passagem do Grupo Mickey para o Grupo Terra; Marcelia Cartaxo, idem; e em um programa de rádio, numa das emissoras de rádios de Cajazeiras, Buda Lira é entrevistado por Ubiratan Assis. Há imagens com trechos de peças de teatro encenada, inclusivo até as que foram encenadas pelo ator e também diretor, Tarcísio Siqueira. 

Um bom registro da história da nossa dramaturgia dos anos 80, que lamentavelmente foi apagado ou retirado do aplicativo (Vimeo) onde estava inserido, e que infelizmente, não está mais a disposição do público na internet. É estranho, que nos dias de hoje, uma obra de arte seja produzida, porém a sua exibição ou publicação, não esteja facultativa ao público .  

O VÍDEO ABAIXO, FOI RETIRADO DA INTERNET E NÃO ESTÁ ACESSÍVEL OU PÚBLICO  

DEIXE O SEU COMENTÁRIO



Nenhum comentário: