terça-feira, 1 de dezembro de 2015

MANOEL FELIPE


Um talento há muitos anos

Esse blog, presta uma homenagem ao grande sanfoneiro paraibano, da região de Cajazeiras, Manoel Felipe. Autodidata - aprendeu a tocar vendo o seu pai (que também era um bom sanfoneiro), tocar. Manoel Felipe animou no final dos anos 50 e décadas de 60 e 70, muitos bailes de casamentos e festas de São João e São Pedro, nos sítios que compõe a zona rural de Cajazeiras. Quando garoto, vi muitas vezes nas festas que foi nas residências de Epitácio Gonçalves - Sítio Almas; Zuza Emídio - Catolé dos Alves; Zuza Gomes - Sitio Rôto, Antônio Soares e seu Gino - Sítio Fuá e outras localidades que não me lembro - ficou no meu esquecimento. Havia na sua época, outros bons sanfoneiros, como: Vicente Totô, Vicente Damião, Chico Amaro - anos 80 e muitos outros, mas nenhum desses, tinha a habilidade com os teclados da sanfona, como tinha Manoel Felipe.

Especialista em executar o forró instrumental, Manoel Felipe, foi um dos melhores acordeonista a tocar com habilidade e conhecimento de causa o repertório do grande sanfoneiro brasileiro, o baiano Noca do Acordeom. Ele era muito mais que um simples acordeonista de talento; era um fino instrumentalista vocacionado para teclado de fole, principalmente os de cento e oito baixos. Não sei como está hoje, se está tocando ainda, fazendo aqueles bons "sambas" - como era chamado popularmente os bailes de forró que animava, juntamente com Barrufo do Bandeira, Macedo do saxofone, um zabumbeiro e tocador de banjo, que não me recordo o nome. Quando esse vídeo, que me parece foi gravado em 2012, foi realizado, Manoel Felipe estava morando em Marizópolis, Paraíba, que fica entre as cidades Sousa e Cajazeiras. 







3 comentários:

Iran Lucas disse...

O grande sanfoneiro Manoel Felipe é vivo e mora em Marizopolis, no alto sertão paraibano. Foi e é meu grande mestre musical, sempre lhe visito, tocamos e trocamos muitas ideis, sempre que vou em sua casa, as vezes uma ou duas vezes por ano.

Anônimo disse...

nos anos 70 eu foi namorada de Manoel Filipe eu mi chamo Albertina era muito fã dele e gostaria ré encontrar ele

Francisco Cleudimar F. de Lira disse...

Albertina, Ele mora em Marizópolis- antigo distrito de Sousa, Paraíba. Na saída de Marizópolis para a Cidade de Cajazeiras. Em conjunto habitacional que fica no lado direito de que saí de Marizópolis para Cajazeiras.