terça-feira, 1 de dezembro de 2015

MANOEL FELIPE

Um talento há muitos anos

por: Cleudimar Ferreira


Esse blog presta uma justa homenagem ao grande sanfoneiro paraibano, da região de Cajazeiras, Manoel Felipe. Autodidata - aprendeu a tocar vendo o seu pai (que também era um bom sanfoneiro), tocar. Manoel Felipe animou no final dos anos 50 e décadas de 60 e 70, muitos bailes de casamentos e festas de São João e São Pedro, nos sítios que compõe a zona rural de Cajazeiras.

Quando eu era garoto, vivi e vi o mesmo tocar sua sanfona, em muitas vezes nas festas que foi nas residências de Epitácio Gonçalves - Sítio Almas; Zuza Emídio - Catolé dos Alves; Zuza Gomes - Sítio Rôto; Antônio Soares, José André e seu Gino - no Sítio Catolé/Fuá. Além de outras localidades que não me lembro nesse instante - que com o tempo ficou no meu esquecimento. Havia na sua época, outros bons sanfoneiros, como: Vicente Totô, Vicente Damião, Chico Amaro - anos 80 e muitos outros, mas nenhum desses tinha a habilidade com os teclados da sanfona, como o mestre Manoel Felipe.

Nascido no Sítio Almas, Cajazeiras; especialista em executar o forró instrumental, Manoel Felipe, foi um dos melhores acordeonista a tocar com habilidade e conhecimento de causa o repertório do grande sanfoneiro brasileiro, o baiano Noca do Acordeom. Ele era muito mais que um simples acordeonista de talento; era um fino instrumentista vocacionado para teclado de fole, principalmente os de cento e oito baixos.

Não sei como está hoje. Será que está tocando ainda; se está fazendo aqueles bons "sambas" como eram popularmente chamados os bailes de forró que animava, juntamente com Barrufo - fino tocador de Bandeiro; com o velho Macedo do saxofone e um zabumbeiro e tocador de banjo, que não me recordo os nomes. Quando esses vídeos abaixo foram realizados, que me parece ter sido gravados em 2012, Manoel Felipe estava morando em Marizópolis, Paraíba. Pequeno município que fica entre as cidades Sousa e Cajazeiras, no alto sertão paraibano. 



DEIXE O SEU COMENTÁRIO






6 comentários:

Unknown disse...

O grande sanfoneiro Manoel Felipe é vivo e mora em Marizopolis, no alto sertão paraibano. Foi e é meu grande mestre musical, sempre lhe visito, tocamos e trocamos muitas ideis, sempre que vou em sua casa, as vezes uma ou duas vezes por ano.

Anônimo disse...

nos anos 70 eu foi namorada de Manoel Filipe eu mi chamo Albertina era muito fã dele e gostaria ré encontrar ele

Francisco Cleudimar F. de Lira disse...

Albertina, Ele mora em Marizópolis- antigo distrito de Sousa, Paraíba. Na saída de Marizópolis para a Cidade de Cajazeiras. Em conjunto habitacional que fica no lado direito de que saí de Marizópolis para Cajazeiras.

Francisco Cleudimar F. de Lira disse...

Infelizmente, Manoel Felipe, que residia em Marizópolis faleceu em 21/09/2017, vítima de uma AVC, no Hospital Regional de Sousa/PB. Seu corpo foi sepultado em Divinópolis, município de Cajazeiras/PB.

Anônimo disse...

Fui grande amigo de Manuel Filipe tocou pôr duas vezes em minha casa em sítio queimadas município de cajazeiras fomos muito amigos de fara

Francisco Cleudimar F. de Lira disse...

Manoel Filipe, sem dúvida, foi um divino intérprete de Noca do Acordeom. Só ele sabia tocar o repertório inteiro de Noca e, com maestria.