terça-feira, 29 de março de 2016

A VIA CRUZES DO CRISTO (Antenas do Morro)

Elmo Lacerda – Morador do Bairro Cristo Rei.




Todos os anos, principalmente na Quaresma da sexta feira da semana santa, fiéis sobem até o morro do Cristo Rei na cidade de Cajazeiras para participarem da tradicional via sacra, um momento de fé, penitencia e recordação do que foi vivido por Jesus durante as 15 estações;

É nesse dia que além das orações, louvores e cânticos muitos observam e percebem durante o percurso até o topo do morro quão tamanha é a beleza daquele lugar, uma vista privilegiada e maravilhosa da cidade, e é observando também que identificamos que aquele local precisa de atenção, de melhorias como: iluminação adequada, roço do mato, pintura, pavimentação em torno do monumento, proteção de ferro nos penhascos para evitar acidentes, falta uma capela, falta bancos, falta cuidados na estátua e falta retirar as antenas...quando vão retirar? E se vão retirar? Terão coragem de contrariar os altos interesses financeiros ali envolvidos? Eis a pergunta... quem responde? A quem caberá o grito em favor do nosso cartão postal? 

Assim como recordamos a história no tempo de Jesus que Pilatos lavou as mãos para se isentar perante ao povo de nenhuma responsabilidade pela condenação e morte de Jesus, também hoje, muitos lavam as mãos para com nosso cartão postal fazendo questão de deixar aquele lugar desprezado, esquecido e sem valorização turística e potencial econômico que poderia trazer para nossa cidade ,pois ali poder-se-ia ser explorado turismo religioso por parte da igreja, visitação de turistas, crescimento da economia local emprego e renda aos munícipes por parte do poder público municipal.

Lavam as mãos a Igreja, secretário de planejamento, prefeitura, políticos e até algumas pessoas da sociedade que se calam e fingem fazer de conta que esse problema não é deles, não é seu e não é nosso. Enquanto ações concretas não acontecem de verdade participaremos ainda durante anos de muitas semanas santa, via sacras..., mas também registraremos ainda muita falta de vontade, falta de interesse desculpas vazias, promessas e o fazer de conta de que aquele lugar não existe... sendo assim certamente continuará ainda por um bom tempo a via cruzes do nosso Cristo de Cajazeiras que são as antenas, o descaso e o abandono.  




Postagem publicada do blog ac2brasilia

Nenhum comentário: