domingo, 21 de agosto de 2016

Escola de Música Santa Cecília é reformada e entregue a comunidade de Cajazeiras.


   DESTAQUE:   


Com suas instalações completamente reformadas, a Escola de Música Santa Cecilia foi entregue definitivamente a população de Cajazeiras. A sua revitalização era um sonho antigo dos integrantes da Banda de Música do município; bem como, da classe artística, de músicos instrumentistas, compositores e pessoas ligadas a produção musical na cidade; por achar que o espaço, embora pequeno, poderia ser transformado em ambiente de estudo e formação de futuros novos músicos.

Com sus instalações reformada e concluída, a prefeitura entregue a cidade um patrimônio cultural de relevância histórica, já que durantes décadas, o espaço foi importante na formação de muita gente que hoje faz carreira musical, tocando em bandas, orquestras e filarmônicas nas cidades que compõe a região metropolitana de Cajazeiras e em outras paradas. 

Nos anos 80, o espaço foi também elo formador de músicos para a própria Banda de Música Santa Cecília, se constituindo em um programa de inclusão social como é hoje o Projeto Prima do Governo do Estado, já que os alunos que frequentava o espaço, eram de famílias de baixa renda, que percebendo a sua vocação de seus filhos para a música, sonhava um dia aprender em vê-los tocar um instrumento musical.

A nova Escola Santa Cecília é composta de sala acústica climatizada para ensaio da Banda de Música e aulas práticas dos alunos; dormitório para quatro pessoas; um almoxarifado; refeitório, cozinha, recepção, sala para a diretória e espaço para guardar instrumentos.

A hoje reformada Escola de Música Santa Cecília foi construída pelo então prefeito Antônio Quirino de Mouro, em 1975. Abrigou desde a sua inauguração a Banda de Música Santa Cecília, que durante décadas, foi responsável pelo aperfeiçoamento e formação de muitos músicos, entre tantos, os músicos-instrumentistas: Maestro Esmerindo Cabrinha, Mozart Assis, Maestro Rivaldo Santana e Edmar Miguel.   


       


      







Nenhum comentário: