domingo, 4 de setembro de 2016

Coro Alto da nossa Catedral foi utilizado pelos alunos do PRIMA para ensaio.

Destaque:  

O PRIMA, é um projeto de incentivo a música instrumental erudito mais importante nesse segmento musical, que se tem conhecimento na Paraíba. O diferencial do projeto é que ele está sendo executado, objetivando favorecer as crianças e jovens de baixa renda nas principais regiões do Estado. 

Esta semana que passou, uma das cenas mais bonitas envolvendo o PRIMA/Cajazeiras, foi mostrada para quem quisesse ver. Foi um ensaio que PRIMA fez no Coro Alto da Catedral Nossa Senhora da Piedade, preparando seus músicos para parte musical da posse do novo Bispo da Diocese de Cajazeiras, que aconteceu neste Domingo (4). 

O Coro Alto da nossa catedral geralmente não é muito utilizado durante as celebrações das missas, já que como todas igrejas, fica distante do altar, e os fiéis ficam de costa para o mesmo. A sua função é mesmo para o introito, ou seja, para cânticos e celebrações musicais, antes e durante as missas. Hoje em dia, o Coro Alto perdeu sua função e não é mais usado como era antigamente. 

Antigamente os coros altos das igrejas eram bastante usados por ordens religiosas como os carmelitas, beneditinos, franciscanos e jesuítas, para o canto gregoriano durante as celebrações religiosas. No ensaio do PRIMA, os músicos, sobre a regência do Professor David Alefh, utilizaram quatros violoncelos, dez violinos, três violas, um oboé, dois clarinetes, um trompete e um fagote. Veja as imagens.






Nenhum comentário: