domingo, 9 de outubro de 2016

As memórias de Zé do Norte contadas nesse artigo de 1987, do jornal A União.


Em 1985, se achava Zé do Norte no sertão da Paraíba como homenageado do Festival de Artes da Paraíba, que naquela ocasião a sede era em Cajazeiras - sua terra natal. Muito bem a vontade no miscigenado clima agreste do Brejo da Freiras, o artista recebeu a visita da jornalista Mariana Moreira, para uma converso amistosa sobre sua vida, carreia de escritor e relações com Cajazeiras. Veja como foi esse encontro, publicado no Jornal A União do dia 22 de maio de 1987, página 09, Segundo Caderno. 



Seu nome sofre o ostracismo nocivo dos modismos efêmeros que vagueiam os lances da cultura dominante, reservando planos pálidos para criatividades e talentos. Os estilos padronizados e sincronizados escritos nos evangelhos da Globo não se afinam com seu “arre égua”, conservado como uma das mais nítidas e fortes evidencias de sua origem nordestina e agreste; mesmo com os 50 e tantos anos de vivencia carioca. Esse é Alfredo Ricardo do Nascimento: um nome desconhecido, detentor de uma fértil biografia de soldado do Exército, guarda mata – mosquito, ator, compositor, animador de programas radiofônicos em estilo sertanejo e, acima de tudo, um narrador de sua vida e de sua gente. Como Zé do Norte seu nome está associado ao filme O CANGACEIRO”, de Lima Barreto, a universal MULHER RENDEIRA e a tantos flagrantes de nosso existir cultural.
..................................................................................................................................................
Agora, Alfredo Ricardo do Nascimento lança AS MEMÓRIAS DE ZÉ DO NORTE, uma autobiografia feita ao estilo das velhas e amareladas estórias de trancoso contadas na boca de noite penumbra de alpendre nordestinos e com sabor das de cangaceiros e romeiros que povoam tantas lembranças de tantos sertanejos, na malícia de um “paraíba” descobrindo o Rio de Janeiro e a cidade grande.
Escolhido como Patrono do nono Festival de Artes da Paraíba, em 1985, Zé do Norte esteve em Cajazeiras, sua terra natal. No clima agradável e destoante do Brejo das Freiras ele deu esse depoimento a jornalista Mariana Moreira. São flagrantes que Zé do Norte apresenta em suas MEMÓRIAS, e que antecipamos agora.



MEMÓRIAS DE ZÉ DO NORTE
Mariana Moreira


“Eu nasci no Sítio São Francisco. Meu pai foi rendeiro daquela fazenda, que pertencia ao velho Guimarães, avô de Dr. Otacílio Jurema. Eu vivi duas fases: de seca e de inverno. A primeira seca que tomei pelas “fussas” foi a de 1915. Eu era garotinho, não me lembro de tudo, mas guardo o sofrimento, porque no início aconteceu uma epidemia de varíola, que se chamava “bexiga” naquela época. Morria mais gente do que peixe envenenado. Não tinha socorro médico de jeito nenhum. Eu morava em Cajazeiras, na rua do Cemitério. Minha mãe era costureira. Eu era um menino sardento, com cabelo caju. Passou então um velho (piauizeiro) lá em casa e ensinou o remédio contra a bexiga, que era beber uma caneca do esterco da vaca, logo após ela ser ordenhada. Era para aparar o esterco antes dele cair no chão, com urina e tudo, misturar e beber. Eu me escondi, mas mamãe me deu aquela caneca de caldo verde. Só sei que todo mundo que bebeu escapou. Na seca de 1919 veio a gripe espanhola. Morreu gente como o diabo. Nessa época eu morava onde hoje é Santa Helena. Meu padrasto, então, mandava fazer chá de quina (que nós chamávamos de quina-quina) bem forte e dava prá todo mundo. Salvei gente como o diabo”.

Meu Sonho era aprender a ler

“Uma noite de agosto de 1925. Cajazeiras vivia a festa da Padroeira Nossa Senhora da Piedade. Sentado na calçada, ouvindo abanda tocar, disse ao meu primo Zé Bombinha: - Vou embora daqui. Cajazeiras não tem recursos e lá quero estudar. Eu tinha um dinheirinho junto. Comprei a passagem de trem para Fortaleza. Quando ia saindo de Cajazeiras quis desistir e meu primo não deixou, me aconselhando saltar em São João do Rio do Peixe (hoje Antenor Navarro). Não desisti e chegando em Fortaleza fomos dormir no Morro dos Moinhos, pagando 500 réis para armar a rede. Era um lugar de bandidos. Me empreguei no Café Emídio, na Praça do Ferreiro, ganhando 60 mil réis por mês para lavar pratos e fazer café. Depois passei a trabalhar no salão do Café, sempre almoçando num mercadão ali existente, que servia uma gostosa panelada. Comia que só filho de ladrão quando o pai está solto. Nas horas vagas ia pró Passeio Público ouvir a Banda de Música do Corpo de Bombeiros. Vendo o mar me deu vontade de entrar no “exerço”. O meu primo já tinha sentado praça na Polícia. Certo dia me deparei com um sargento sentado no Passeio Público. O confundi com um Capitão e disse: - Capitão, quero entrar prá o exerço prá ir pró Rio de Janeiro e estudar. Perguntando de onde eu era, o sargento descobriu que também era de Cajazeiras e me levou ao comandante do XXIII Batalhão de Caçadores, onde sentei praça com destino ao Rio. Embarquei no navio Pará, levando 18 dias de viagem, enjoando como todo marinheiro de primeira viagem. No Rio fui servir no Regimento de Infantaria, na Vila Militar. Após um ano dei baixa, entrando na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, como enfermeiro, servindo dois anos. Em 1929 dei baixa para casar. Me enrabichei por uma espanhola que morava no Morro da Mangueira. Não chegue a casar com ela que morreu de apendicite, doença que era quase mortal naquela época”.

“Naquela época todo mundo morria de apendicite. Só que eu escapei. Fui operado em 1928 e, dos 18 operados no mesmo tempo apenas eu sobrevivi. – Eita diabo, vim lá do Sertão sobrevivendo a toda sorte de epidemia e me livrei da apendicite. Na operação, porém, aconteceu um caso engraçado. De manhã cedo, no dia da cirurgia, tomei banho, fui a missa e comunguei. Quando os médicos estavam me operando resolvi pregar uma peça, prendendo a respiração, Ihh... foi um reboliço danado, todo mundo pensando que eu tinha morrido. Depois, bebi a borracha de gelo colocada em cima da operação, vomitei, arrebentou vários pontos, a cirurgia supurou e fui colocado no isolamento, pra morrer. Superei tudo e ainda em 1930 fui operado de uma hérnia; em 1972 me submeti a uma cirurgia de próstata e, em 73, operei a hérnia esquerda estrangulada.  O que me prejudicou mesmo foi uma efizema que apanhei m 1983, por causa do cigarro”.

Mulheres: Gosta de Todas

“Não cheguei a casar com a espanhola, que morreu em 1930. Aí apareceu namorada de todo jeito, mas a enchente mesmo foi quando comecei no Rádio, em 1939. Tinha um paraibano, proprietário da fábrica de cera e óleo Universal, que me patrocinou. Eu ganhei, naquela época, 12 contos de réis, que era dinheiro como diabo. Arre égua... mandei fazer roupa do linho, comprei um sapato da moda, gravata e camisa de seda. Aí começou a encrenca como a minha mulher. Eu tinha casado em 1931 com uma carioca. Tenho nove filhos. Seis da primeira mulher e três da segunda. Atualmente sou desquitado. Tenho também três filhos fora do riscado. São os três homens; o resto é tudo mulher. Os três que são machos, todos tocam e cantam, mas nenhum é profissional. Já tenho bisnetos. Gosto tanto de mulher que namoro até com a lua, a quem prometi casamento na música “Lua Bonita”. Se não fosse esse troço de efizema eu ainda estava inteirinho, pois sempre nadava 500 metros todos os dias, da Praia do Botafogo ao Icaraí. ”

Porta – Voz do seu povo

“Como veio o meu nome Zé o Norte? Ah... isso é importante. Eu sempre fui um leitor de Gustavo Barroso. O João do Norte. Então, quando fui fazer o meu primeiro show, na Rádio Tupy, em 193, os apresentadores (Paulo Gracindo e Manoel Barcelos) perguntaram qual o meu pseudônimo. Então, depressa me inspirei no João do Norte e disse: ZÉ DO NORTE. – Mas, porque Zé do Norte? Perguntaram. – Porque eu sou do Norte e quero defender a música do meu povo. Eram telefonemas perguntando e onde eu era. Se do Ceará, porque eu tinha dito que era a fronteira da Paraíba com o Ceará. Eu disse então que era de Cajazeiras, e ninguém nunca tinha ouvido falar desse lugar. Aqui nessa cidade de Cajazeiras eu trabalhei no Café de João Bichara, pai de Ivan Bichara, ganhando 50 mil réis por mês. Dali fui para o Colégio do Padre Gervásio Coelho, onde fazia o serviço da limpeza em troca e estudo. Aos 16 anos aí para Fortaleza. ”

Crime do Marechal

“A figura popular de Cajazeiras, naquela época, era o Neinha, que colocava apelidos em todo mundo. O BUTIJÃO, por exemplo, era um sujeito muito baixo, forte, o pescoço curto, parecia um holandês; e a mulher ele, alta e magra. Então foram apelidados por Neinha como BUTIJÃO e BORBOLETA. Eles moravam perto da ponte que vai para ao Diocesano e, na época da sangria, os alunos iam tomar banho ali e ficavam gritando. Borboleta, Butijão... e cantando: “jaca é fruta boa/banana não tem caroço/nem borboleta tem dente/nem botijão tem pescoço.” Eita diabo, eles ficavam danados. Eles tinham dois filhos que também tinham apelidos: Borboletinha e Gabiru. Butijão era o zelador do Mercado antigo (que hoje ainda existe). Em 1916 houve um crime lá dentro. O Marechal matou o sargento Henrique, porque este lhe deu um tapa na cara, após ter chamado o Marechal para jogar e este ter dito que não jogava com um policial. Era noite de festa e eu estava olhando o movimento e, na hora do rime, sai na carreira e fui me esconder na casa de Raimunda Lalau.  Dormi lá e, bem cedinho, ela me deu café com tapioca. Acordei de madrugada com Raimundo Doido que vinha cantando no meio da rua: “já tomara/já tomara/já tomara de manhã/eu já”. Ele andava com dois ossos (tíbias) e dizia que era do seu avô, o Velho Tomás, que costumava lhe bater, quando vivo. Marechal não foi a julgamento, tenho passado um tempo no Barro (Ceará), protegido pelo Major Zé Inácio, que era uma espécie de coronel”.

“Depois dessa onda de Rock, de discoteque, as fábricas se interessaram mais por esses estilos, mais comerciais e desprezam a verdadeira música brasileira. Os artistas gravam, mas não vendem. O falecido Jackson do Pandeiro gravava, mas não vendia. O único que ainda vende qualquer coisa é Luiz Gonzaga. Os outros ficam nessa situação. Inclusive eu. Muita gente gravou composições minhas, como o Caetano Veloso, que gravou Sodade, meu bem, sodade, fiz muitas músicas e uma delas, Vou Girar, é um pouco da minha vida. É de uma importância fabulosa, porque é uma espécie de ensinamento que deixo para a juventude. Eu digo: “Menino quem é seu pai/ o meu pai é Nosso Senhor/ Menino quem é sua mãe/ minha mãe e a mãe do Redentor/ menino diga aonde vai/ pelo mundo eu vou girar/ tenho muito que aprender/ tenho muito que ensinar... “. O meu livro O Lobisomm de Cajazeiras está parado; deram uns tiros nele. Na época em Burity era secretário de Educação deu a verba, mas Deusdedith Leitão foi muito moroso e deixou passar. Os originais estão comigo. E tem um outro, A vingança da Negra Ouro, sobre a escravidão."

"Nas Memorias de Zé do Norte eu conto porque Lampião nunca entrou em Cajazeiras. Quem entrou foi Sabino, mas não chegou a dominar a cidade, que naquela época vivia sempre ameaçada por cangaceiros. Em 1923, depois da passagem de Luiz Padre, que roubou a mulher de Osório do Cipó e castrou Justino Neco, em 26 Lampião escreveu uma carta para Joaquim Peba, pedindo 20 contos de Reis. Joaquim Peba não enviou o dinheiro, tampouco Lampião veio buscar. Sabino, que tinha sido cabra de Marcolino Diniz (comerciante em Cajazeiras), conhecia a cidade todinha, como também seus homens importantes. Na época ele era o braço direito de Lampião e, ao retornarem do Rio Grande do Norte, desafiou seu Chefe a invadirem Cajazeiras. Lampião se recusou e disse que se sabino quisesse entrar na cidade, que viesse sozinha. Lampião não entrava em Cajazeiras a pedido do Padre Cícero do Juazeiro, que lhe deu a patente de capitão e que tinha sido aluno do Padre Rolim, nessa cidade, e que pediu a ele (Lampião) para nunca atacar Cajazeiras. Sabino cismou e entrou pela rua da Matança tocando fogo de imediato, na casa de Martim Barbosa. Depois encontrou um soldado que vinha com uma cabra, pertencente a uma velhinha e que ele trazia como pagamento de imposto. Ao encontrar-se com o soldado, e também com a velhinha em prantos, sabino matou o policial com a arma dele (soldado) e devolveu o animal a velhinha, que saiu bendizendo: “Deus dê a salvação a Sabino”. Essa cena serviu de base para algumas tomadas do filme O CANGACEIRO. Ainda na rua da Matança, Sabino matou o popular Ciço Pé-de-Cágado, que tinha esse apelido porque tinha os pés de pomba. Os cangaceiros vieram correndo até a casa Matos, na Praça da Igreja Coração de Jesus. O tenente Elísio, delegado da cidade, só de pijama e cartucheira, da torre da Igreja atirava nos cangaceiros, conseguindo ferir dois, que os companheiros levaram. Fugindo a reação os cangaceiros saíram pela rua da Tamarina e foram para a casa do major Sobreira, atacando dois empregados que faziam a proteção. Depois foram para a usina de descaroçar algodão, onde Sabino ateou fogo. O povo de Cajazeiras reagiu espetacularmente, pois a cidade só contava com seis policiais e o tenente. A reação foi grande e até a usina de luz ajudou, porque ao disparar os cangaceiros pensavam que era um fuzil. Por volta da meia noite os cangaceiros foram embora e, oito dias depois, encontraram em Marias Pretas, perto do Patamuté, dois cadáveres enterrados, dos cabras de Sabino”.

“O folclorista Flávio de Andrade escreveu diversos livros e um deles, aborda a questão da mulher rendeira, que ele colheu no litoral da Bahia. Por ser uma tradição proveniente do espanhol ele botou olé. Depois viu que aqui não se cantava olé; ora olé, “Olé mulher rendeira/ olé mulher renda/ chorando por mim não fica/ soluçou vai no borná”. O arranjo que eu fiz, “olê mulher rendeira/ olê mulher renda/ tu me ensina a fazer renda/ que eu te ensino namorar”, foi registrado no estrangeiro e em toda parte e é a que está prevalecendo. Eu tinha um jumentinho, chamado Macaco, e eu vendia água na rua na época em que Sabino entrou em Cajazeiras."

A verdadeira mulher rendeira

"A carga d’água com quatros latas era vendida por 300 réis. Eu protestei contra o trecho da Mulher Rendeira. Eu disse: - um dia o povo de Cajazeiras vai protestar contra isso porque Lampião nunca entrou na cidade. Essa estrofe saiu depois, no filme. O cara fez o arranjo botou esse negócio. É uma distorção. No original não tem isso. Eles fizeram sacanagem com o registro de Mulher Rendeira. Eu vim pró Rio de Janeiro e lá em São Paulo o Lima Barreto registrou a música como de domínio público, mas o empresário registrou no exterior como minha, e a Editora Bandeirantes registrou no Conservatório Nacional de Música, prevalecendo meu arranjo. Do estrangeiro quem me paga mais direito autoral é a Alemanha, depois a França e o Japão. Eles são doidos por Mulher Rendeira, que chama de Cangaceiro, mas gostam também da música Meu Pião.”

Dificuldades da Memória

“Foi muito difícil publicar As Memórias de Zé do Norte. Eu assinei contrato com a José Olímpio Editora, mas a percentagem era muito pobre, 10 por cento. Não assinei o contrato e disse: - se é para fazer cultura, eu faço, mas não dou lucro a ninguém. Nesse interim, morre o José Olímpio e a editora foi vendida. Os novos proprietários botaram uma série de dificuldades e eu fugi da linha. Fiz então um contrato com a Editora Continente, onde paguei 10 milhões pela edição de mil livros. Eu podia ter o prefácio de Raquel de Queiroz ou de outro nome famoso da nossa literatura, mas não quis isso, achei que seria uma apelação para o livro vender. Então botei um que não é conhecido, mas é fabuloso, o Paulo Armando. No Livro conto coisas de Cajazeiras, coisas de Lampião e de cangaceiros, como também meus passos pelo Rio de Janeiro. ”

“O Jorge Amado eu considero um crânio, mas gosto também de José Lins do Rego e de alguns escritores estrangeiros. Eu hoje vivo dos rendimentos dos direitos autorais de minhas músicas executadas no Brasil e no exterior e de uma aposentadoria do INPS, como cantor e compositor. As melhores recordações que guardo são dos tempos que era guarda mata-mosquito. Tem uma passagem gozada, que conto n´Às Memórias do Zé do Norte, que é do homem que não gostava do mata-mosquito. Era o marechal Setembrino de Carvalho. Eu fui lá e constatei um foco de mosquito em sua casa e perguntei a empregada pelo patrão (eu lá sabia quem era). Ele vinha descendo as escadas e disse: - O que você quer com o patrão? Respondi: - Meu patrão, encontrei um foco de mosquitos em seu quintal e vou levar para a repartição. Ele reagiu, ameaçou chamar a polícia, mas eu fui embora com os mosquitos. Deu um reboliço danado, com o conhecimento do diretor de Saúde Pública, Clementino Fraga, e foi parar no Ministério da Guerra. ”  

“Gastei dinheiro e não sou vereador”

“Não gosto de política. Fui candidato a vereador, no Rio de Janeiro, em 1950, pelo PST (Partido Social Trabalhista), só tirei trezentos e poucos votos, porque estava rompido com o Lutero Vargas, com quem fiz a campanha do queremismo, e também porque me registrei no Tribunal Eleitoral como Alfredo Ricardo do Nascimento e todo mundo só me conhecia como Zé do Norte. Rompi com Lutero Vargas porque ele, como médico, se recusou a ir receitar a mulher de um operador da Rádio Tamoio, onde eu trabalhava na época. Como o Tribunal não aceitava a inscrição do pseudônimo dos candidatos, aí eu vi que ia perder e levei o negócio na brincadeira. Na apuração, já me sentindo derrotado, entrei no Tribunal todo de branco, fumando um charuto e cantando: “Aí doutor, aí doutor/ gastei meu dinheiro todo/ e não sou vereador”. Muita gente me xingou. Hoje, não acredito nessa confusão que tá aí. Uma tribuzana; três encrencas: a abertura, que foi uma negação; a morte do Tancredo Neves e, o José Sarney, porque não vai resolver nada e vai fazer coisa que não devia fazer, nomeando parentes, nomeando uma porção de ladrões. Figueiredo deixou ladrões e ele vai ser pior. A situação econômica do Nordeste, que devia ser resolvida primeiro, não resolve. O Nordeste hoje tá uma beleza, mas deve-se aos governos da Revolução. Mas agora, com essa promessa do Sarney de salvar a situação da região, de dá privilégios ao Nordeste, vamos ver se dar sorte. Se fizer e der certo eu digo: valeu”.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO






Ilustração: Deodato Borges

Nenhum comentário: