sábado, 15 de abril de 2017

AS DUAS PRIMEIRAS MULHERES ELEITAS VEREADORAS EM CAJAZEIRAS.


1. Rita de Cássia Assis Pereira - primeira mulher eleita com 321 votos 
2. Maria Anita Caetano - segunda mulher eleita com 215 votos. 



RITA DE CÁSSIA ASSIS PEREIRA 


Foi a primeira mulher eleita vereadora. Ela nasceu em Cajazeiras no dia 22 de maio de 1912. Era filha de Sabino Matias Coelho de Assis, primo carnal de Dom Moisés Coelho - 1º bispo da Diocese de Cajazeiras e de Dona Maria Isabel César de Assis, conhecida como Dona Neném, que se destacou na sociedade cajazeirense como a melhor modista de sua época.

Rita de Cássia casou-se com o também Cajazeirense José Pereira da Silva, que residia no Sítio Cava e possuía várias fazendas no município de Cajazeiras, destacando-se as da Serra do Vital, Oitis, Coxos e Beira do Rio, que ainda pertence aos seus filhos.

Desta união nasceram quatro filhos: Eudes de Assis Pereira, conhecido como “Mosquito”, tendo se revelado como jogador de futebol e foi também agente fiscal do Estado, já falecido; Zenaide, casada com um funcionário do Banco do Brasil; Ivo, trabalhou no Banco Itaú e Dayse. Dona Rita ficou viúva no ano de 1946.

Dona Rita Assis trabalhou durante dezoito anos na Cooperativa Banco Agrícola de Cajazeiras, em cuja época não era tão comum ver mulheres exercendo profissões. Era bastante conhecida na comunidade e exercia a sua atividade de bancária com muito zelo, eficiência e presteza. Rita foi a primeira mulher cajazeirense a exercer esta função.

O seu marido exercia e tinha uma influência marcante na vida política do município de Cajazeiras e ao lado de José Caetano, no distrito de Engenheiro Ávidos, faziam oposição e davam trabalho aos governantes de então. Com a morte de José Pereira, em 1946, Rita Assis não abandonou por toda a luta partidária que exercia o marido e ingressou na vida pública.

Rita de Cássia foi eleita vereadora com 321 votos, pela (UDN) União Democrática Nacional, no dia 12 de agosto de 1951, se constituindo na primeira mulher a ser eleita para a Câmara Municipal de Cajazeiras. Nesta eleição foram eleitos também pela UDN Dr. Waldemar Pires Ferreira, Nelson Rolim, Raimundo Leite Rolim e pelo PSD - Partido Social Democrático, foram eleitos José Paulino, Manoel Soares, Augusto Mendes Ribeiro, Nilton Simões e Hilário Moreira. Nessa mesma eleição foram eleitos o médico Otacílio Jurema, para Prefeito e o agropecuarista Acácio Braga Rolim, para vice-Prefeito. Era conhecida como uma mulher de fibra, de muita coragem e teve uma participação muito forte na vida política, social e econômica de Cajazeiras nos anos 50 e 60.

Além das qualidades pessoais dona Rita Assis, era conhecida também, na sua juventude, como uma das mulheres mais bonitas de Cajazeiras, que causava admiração nas pessoas, diante de seu encantamento e beleza. Foi símbolo e exemplo das aguerridas mulheres cajazeirenses, não só pela simbologia, pioneirismo e ineditismo, mas pela representatividade e valor da mulher na terra que lhe serviu de berço. Rita Assis, faleceu na capital do Estado, em 25 de novembro de 2004.


MARIA ANITA CAETANO 

Foi a segunda vereadora eleita, obtendo 215 votos, no dia 02 de agosto de 1959, pelo PSP - Partido Social Progressista, ou seja, conseguindo 3,96% dos votos apurados. Ela era a representante do Distrito de Engenheiro Ávidos. Anita ao lado de seu pai, José Caetano do Nascimento, sempre esteve no lado oposto da política, fazendo oposição aos governos constituídos da cidade.

Os demais vereadores eleitos nessa eleição, foram: Vicente Leite, que foi o mais votado, com 375 votos, Francisco Matias Rolim, Abdiel de Sousa Rolim, José Leite Furtado, José Palmeira Sobrinho, Dorgival Carolino Braga, José Donato Braga e Júlio Marques do Nascimento.

O prefeito eleito nesse pleito, foi Otacílio Guimarães, que obteve 2.755 votos e o vice Epitácio Leite Rolim com 2547 votos. Nesse ano, o município tinha 6.522 eleitores. Porem compareceram a eleição 5.435 votantes, com uma abstenção de 1.087 votos. Ou seja, 16,67%.

Nesta eleição outra mulher, Rita de Cássia Assis Pereira, que já tinha sido eleita no pleito anterior como a primeira mulher vereadora do município de Cajazeiras, concorreu, mas não foi eleita.




fonte: Prof. José Antônio de Albuquerque

Nenhum comentário: